GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Guarda Civil vai usar armas de choque para combater o crime

Profissionais passam por avaliação antes de manusear dispositivo

Os 60 integrantes da Guarda Civil de Franca estão sendo treinados para utilizar armas de choque não letais na segurança da cidade. O curso, de 15 horas, tem aulas teóricas e praticas, e inclui simulação de situações em que o dispositivo pode ser usado.
“Na simulação, o objetivo é mostrar situações que eles vivem no dia a dia, que eles vão enfrentar”, diz o instrutor do treinamento Helton Clemente Júnior. A arma é de fabricação americana e já é usada pelas policias Militar e Civil, além de outras 16 guardas municipais no Estado de São Paulo.
O armamento gera menos riscos em operações delicadas. Ele emite um laser antes do disparo, que marca o alvo com precisão. “Essa arma emite pulsos elétricos semelhantes aos pulsos elétricos gerados pelo cérebro. Ela provoca uma momentânea interrupção da comunicação do cérebro com a musculatura do esqueleto humano”, relata Júnior.
A descarga demora poucos segundos, mas o tempo é suficiente para deixar o alvo sem ação. O guarda civil Giovani Luiz de Souza participou do treinamento e sentiu os efeitos do dispositivo. “É um desconforto total. A arma é realmente muito eficaz e é mais uma ferramenta de trabalho para nós, guardas municipais, estarmos trabalhando para dar segurança à comunidade de Franca”, conta.
Ainda não há data para o início da utilização das armas. Mas segundo o secretário de Segurança Sérgio Buranelli, já existe uma definição para os lugares em que o dispositivo será usado. “No primeiro momento nós já temos uma área muito sensível de se utilizar isso que é no Pronto Socorro. Porque lá se atende gente de toda a situação. É drogado, é alcoolizado, é agressivo. Então, lá vai ser um dos lugares em que a gente vai colocá-la”.
Antes de poder usar o armamento não letal, os guardas vão passar por avaliação psicológica. “O psicólogo vai fazer uma avaliação e aquele que tiver condições será portador da arma”, finalizou Buranelli.
Fonte: EPTV
Google Analytics Alternative