GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Guarda Civil Municipal do ABCD terá aparelhos funcionando na mesma frequência

Agência BOM DIA

A partir de agora a GCM (Guarda Civil Municipal) do ABCD trabalhará com a mesma comunicação. Em visita à região ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo entregou aos guardas 370 rádios, que irão trabalhar na mesma frequência. A ideia é que os aparelhos auxiliem em ocorrências nas divisas dos municípios.

Os equipamentos fazem parte do projeto de integração das GCM's do Grupo de Trabalho de Segurança do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Os batalhões também receberão 36 computadores e 12 impressoras que foram compradas com verba federal oriunda do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Ao todo, foram gastos R$ 800 mil, segundo o coordenador do GT, Benedito Mariano.

Para o ministro, a iniciativa do Consórcio de buscar executar a ação demonstra a diretriz na qual o ministério está trabalhando, que a segurança pública não é apenas responsabilidade da instância federal. “Já passou a época em que a responsabilidade era jogada de um lado para o outro. Além disso, uma das premissas centrais do ministério é a integração entre estado, municípios e União”, disse.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali,  entre os próximos passos da entidade estão a criação de uma central de monitoramento que envolva as sete cidades e a criação dos portais de verificação nas divisas dos municípios. “Queremos colocar 10 aparelhos em cada divisa. Assim que os carros passam a GCM recebe um aviso do estado do veículo, ou seja, se é roubado ou se possui algum tipo de irregularidade”, explicou.

O ministro também aproveitou o evento para fazer uma parceria para a campanha de desarmamento com as cidades da região. Os munícipes poderão entregar armas em pontos no ABCD, que ainda serão definidos.

Consórcio estuda  centro de formação para guardas

O coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança do Consórcio, Benedito Mariano, falou novamente sobre a possibilidade do ABCD ganhar um centro de formação regional para os guardas civis municipais.

Mariano, que também chefia a Secretaria de Segurança de São Bernardo, disse que a cidade enviou ontem o projeto que pleiteia R$ 1,5 milhão do Fundo Nacional de Segurança Pública. A verba será usada para melhorar a estrutura do Centro de Formação de Segurança da cidade, localizado no bairro Santo Antônio.

O dinheiro será usado para  dar mais salas ao centro, uma estante de tiro e outros equipamentos, como micro-ônibus para transporte de guardas para que no futuro se torne um centro de formação regional.

Relacionamento

Para o sub comandante da GCM de Diadema, Emilio Dangelo Júnior, os rádios irão facilitar a comunicação das ocorrências. “Antes tínhamos que usar o telefone, que muitas vezes ficava ocupado. Agora tudo será mais prático”, disse.

Segundo o guarda, além das informações o efetivo pretende compartilhar estatísticas. “Hoje cada cidade tem o seu diagnóstico de criminalidade, mas queremos nos unir nessa questão. Os bandidos sabem que temos essa dificuldade e precisamos sair na frente e planejar estratégia”, explicou.
Google Analytics Alternative