GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Blitz educativa conscientiza motoristas em Quatis



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,46503,Blitz%20educativa%20conscientiza%20motoristas%20em%20Quatis.html#ixzz1ZAm3nveM
Quatis (RJ)
A Prefeitura de Quatis, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), ligado à secretaria de Ordem Urbana, e com o apoio da Guarda Municipal, está realizando durante toda esta semana blitzes educativas, nas proximidades da Praça dos Expedicionários, no Centro da cidade.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as leis de trânsito, com a distribuição de folhetos e orientações a motoristas e pedestres, a campanha foi organizada para levar às pessoas informações simples, porém importantes, que podem proporcionar mais segurança ao trânsito.
- O caráter da ação é de orientar a população. O intuito é esclarecer a todos o papel que cada um deve desempenhar para que o trânsito seja cada vez mais seguro - disse o diretor do Demutran, Jorge Henrique. Segundo ele, o município está passando pela fase de educação no trânsito, para posteriormente ser sinalizada pelo Departamento de Trânsito.
- Com isso, as pessoas geralmente acreditam que as regras se aplicam menos por aqui e não é bem assim. Precisamos educar nossa população para quando a sinalização for instalada - acrescentou Jorge.
Os alunos da Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio participaram da blitz, entregando prospectos com dicas de segurança aos motoristas que passavam pelo centro da cidade. - Ao receber um folheto das mãos de uma criança, existe uma humanização maior à causa. O olhar infantil sensibiliza e faz com que os motoristas encarem com seriedade tudo o que está escrito no papel - disse o secretário de Ordem Urbana, Jairo Carvalho.
As blitzes fazem parte de uma programação especial montada para a Semana Nacional do Trânsito, que inclui várias atividades que visam estabelecer práticas saudáveis de convivência entre pedestres e motoristas. O cronograma engloba desde palestras educativas, que acontecem nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), e nas escolas do município, até simulação de primeiros socorros.
Para o prefeito José Laerte d'Elias (PMDB), a iniciativa de educar para o trânsito é fundamental para que as ruas sejam seguras. - É necessário envolver as crianças nesse tipo de evento, uma vez que agrega valores sociais, e para que elas mesmas façam parte deste objetivo de educar para o trânsito. Ao entender o funcionamento de todos os mecanismos, como a faixa de pedestres e o significado das placas mais simples, elas passarão a encarar o trânsito de outra forma, além de difundir com facilidade os conhecimentos aprendidos, especialmente para a própria família - disse José Laerte.
Google Analytics Alternative