GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Brigada de incêndio da Guarda Municipal controla fogo em área de preservação permanente

Nesta segunda-feira, 5, a brigada de incêndio da Guarda Municipal foi acionada pela Agenda JF, órgão ambiental da Prefeitura de Juiz de Fora, para combater incêndio que destruiu 50% da área de reflorestamento do Projeto Cidade Verde, localizado no Bairro Recanto dos Lagos. Os brigadistas, munidos de bombas costais, com jatos d’água e abafadores, fizeram o trabalho de rescaldo e conseguiram controlar o fogo, que, além da destruição ambiental, colocava em risco a rede elétrica.
Segundo o engenheiro florestal da Agenda JF, Sérgio Pontes, na parte da manhã os bombeiros estiveram no local apagando o incêndio principal. Porém, à tarde, por razões desconhecidas, o fogo retornou. Neste momento não foi possível o atendimento do caso pelos bombeiros, devido a demanda de outras ocorrências. “Mas com os recursos que a Guarda tem, e com o trabalho rápido, ela conseguiu controlar todos os focos”, afirmou o engenheiro.
Os guardas brigadistas, treinados pelo Corpo de Bombeiros Militar, avaliaram a situação e agiram com segurança. Primeiro, extinguiram as chamas altas, e depois procederam a uma vistoria de rescaldo minuciosa por toda a área, para combater a permanência de focos de brasa em pedaços de árvore ou moitas de capim, que representam risco potencial de reinício de incêndio.
O local atingido fica dentro de uma área de preservação permanente (APP). No final de 2009 e início de 2010 o Projeto Cidade Verde efetuou reflorestamento de 34 mil metros quadrados desta área. O replantio de espécies deve acontecer a partir de outubro.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH, pelo telefone 3690-8552.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Google Analytics Alternative