GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prefeitura restabelece ordem no centro comercial de Nilópolis/RJ


Choque de ordem retira vendedores ambulantes das ruas e proíbe utilização irregular do espaço público

Uma das primeiras medidas da nova gestão da Prefeitura de Nilópolis foi o ordenamento urbano do centro da cidade. Implantado nos primeiros dias do governo Alessandro Calazans, as operações do Choque de Ordem, iniciadas em 5 de janeiro com o objetivo de cumprir o código de posturas municipais, já dão uma nova cara à cidade, mais limpa, organizada e com espaço nas calçadas para os pedestres.
O processo se iniciou com a remoção das barracas e trailers instalados irregularmente nas calçadas. Foi proibida a utilização do espaço público para a comercialização de produtos por vendedores ambulantes. Todos esses comerciantes foram orientados a realizar um cadastro no Mercado Popular de Nilópolis para utilizar um dos 201 boxes existentes. Apenas 26 ainda estão livres, mas serão ocupados em breve e a fila de espera já conta com 23 comerciantes. Todos os ambulantes, dessa forma, passam a trabalhar de maneira legal, ordenada e com todo suporte dado pela Secretaria Municipal de Emprego e Renda para se tornarem microempreendedores.
A prefeitura também passou a impedir a utilização das calçadas como extensão de comércios legalmente instalados. Diversas lojas do centro de Nilópolis faziam exposição de mercadorias fora do estabelecimento, o que forçava o pedestre a se arriscar no meio da rua para seguir seu trajeto. Todos os passeios públicos, inclusive o calçadão da Mirandela foram liberados, a fim de facilitar o trânsito livre de pessoas. A colocação de mesas e barracas de alimentação só é permitida após as 19h, mas a regra é que deixem um espaço de pelo menos um metro e meio para a passagem do pedestre, além da retirada após o funcionamento e a limpeza do local.
“Temos um mês de governo e todos estão vendo que o choque de ordem permanecerá na cidade”, explica Arnaud Lopes, Coordenador de Ordem Pública.
O choque de ordem se estende também à feira livre, que acontece aos domingos, na Estrada Mirandela.  A fase atual é de recadastramento dos feirantes e uniformização do distanciamento de uma barraca para outra. A próxima etapa prevê a padronização dos toldos de todas elas.
“Já acabamos com o meio de feira (comércio não licenciado), agora só é permitido carrinho de carga de 6h às 9h. Vamos dar também um fim a travessia de cadarços ou qualquer outro tipo de artefato que possa vir a causar acidentes”, explica o coordenador de Ordem Pública, Arnaud Lopes.
Outra determinação do prefeito Alessandro Calazans é remover todo e qualquer material publicitário que esteja sendo utilizado de maneira incorreta na cidade. Além disso, os estacionamentos nas calçadas estão proibidos. A fiscalização ao cumprimento dessas regras é diária e fica a cargo da coordenadoria de Ordem Publica juntamente com a Guarda Municipal.
“Estamos dando apoio a todas as ações de ordem pública, até agora não foi necessário o uso da Guarda Municipal no combate a essas irregularidades”, disse Felipe Cavalcanti, Secretário Municipal de Segurança Pública.
Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos atua na retirada de barracas, trailers e qualquer material utilizado irregularmente no espaço público.
“A Coordenadoria de Ordem Pública determina e nós fazemos a retirada do material com a ajuda de agentes da secretaria e máquinas retroescavadeiras”, explicou o Secretário de Serviços Públicos, Mauro Rezende.
Outro benefício do Choque de Ordem, segundo Mauro Rezende, é que a organização do espaço público tem facilitado o serviço de limpeza no município.
Essas medidas, por enquanto, estão restritas ao centro e ao grande centro de Nilópolis. A prefeitura pretende estender o choque de ordem a toda cidade até o fim de fevereiro.
Google Analytics Alternative