GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Curitiba terá Guarda Municipal de Proteção Animal



principal

principal

principal
principal
Agentes da Guarda Municipal de Curitiba serão selecionados para atuarem na proteção de animais, anunciou o médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


O departamento responde pelo Zoológico do Parque Iguaçu, Museu de História Natural e Rede de Proteção Animal, entre outros setores.
“Nossas três metas principais são o combate aos maus tratos, o investimento na educação com foco na proteção animal e as castrações”, afirmou. Biondo atuou nos últimos anos como professor de Zoonoses e Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná.Ele informa que o departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna tem compromissos que fazem parte do plano de governo da atual gestão. Entre outros, controlar a população de cães e gatos da cidade, os maus tratos a todas as espécies e o abandono e criar o Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal. 
Outras metas são controle e restrição do comércio, ações contra criadouros clandestinos; substituição do uso de animais para tração por meios alternativos; formulação de política específica para os chamados “acumuladores”, com acompanhamento psiquiátrico e retirada dos animais quando necessário; a implementação de unidades móveis de atendimento veterinário; a criação do Selo Amigos dos Animais para estabelecimentos comerciais, clínicas e veterinários autônomos; entre outros. 
Guarda Municipal de Proteção Animal
“Estou muito feliz em assumir esta responsabilidade e decidido a transformar Curitiba em referência na questão animal”, disse Biondo. Uma das ações imediatas do departamento será a criação da Guarda Municipal de Proteção Animal.
Para isso, quatro homens do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba serão selecionados e treinados. “Eles vão ser enviados junto aos profissionais nos casos de denúncias", explicou o diretor. "Em Curitiba, maus tratos vão ser tratados como casos de polícia”.Outro objetivo é investir na educação. Por isso, o tema da guarda animal responsável fará parte do currículo das 179 escolas municipais. “Este é um assunto que se deve aprender desde criança, nas escolas”, comentou Biondo. 
Campanha de Castração
Lançada no fim de 2012, a 1º Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães irá esterilizar seis mil cães pertencentes a famílias de baixa renda de Curitiba no prazo de um ano.A abertura dos envelopes do processo de licitação ocorreu na quinta-feira (31). A documentação das clínicas que se inscreveram está sendo analisada. As castrações gratuitas devem ter início no próximo mês.
O valor investido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente é R$ 1,2 milhão com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Serão atendidos cães pertencentes a famílias de baixa renda, cadastradas em programas da Fundação de Ação Social. Além de famílias carentes, as ONGs que atendem cães em situação de risco também serão beneficiadas com a campanha.

As clínicas e hospitais contratados, além da cirurgia de esterilização, devem arcar com exames e medicamentos. O procedimento cirúrgico será feito em cães de ambos os sexos com no mínimo 150 dias de idade, não existindo idade máxima do animal para a realização da cirurgia.

Google Analytics Alternative