GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Guarda Municipal multa em um mês mais de 400 motoristas

Com novo projeto e fiscalizações diárias, 427 autuações já foram emitidas


São Leopoldo/RS - Em 24 dias (6 a 31 de maio), a Guarda Civil Municipal de São Leopoldo abordou 5.679 veículos e, desse total, 427 autuações foram emitidas aos motoristas por diversos problemas. O que corresponde a 7,5% de autuados do total de fiscalizados.
O principal motivo de autuações está relacionado a falta de licenciamento em veículos, com 327 autuações. Esses são alguns dos números registrados pelo novo projeto Guarda Municipal: Presença nas Ruas, lançado em maio pela Prefeitura.
Na prática, a Guarda Municipal sinaliza que seu principal foco a partir de agora é no trânsito (municipalizado desde 1998). Outro foco da Guarda por meio do projeto é fornecer atenção especial aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), como instrumento de educação para quem está aprendendo a dirigir ou se reciclando para enfrentar o trânsito atual. As metas do projeto, segundo a Guarda, são reduzir o número de vítimas de acidente; reduzir número de ocorrências com pedestres; aumentar a sensação de segurança com a presença da Guarda nas ruas e reduzir velocidade nas vias, o que torna eventuais ocorrências menos graves.
“O trânsito deveria funcionar como espaço de convivência e não de concorrência como é hoje. Nossa proposta é mudar a cultura. Por exemplo, de usar mais espaço na hora de estacionar impedindo que outro veículo também use aquele lugar”, diz o coordenador de Projetos e Planejamento da Secretaria de Segurança, Renato Luiz Wendorff. Com o projeto, a Guarda pretende marcar presença diária nas ruas. Em abordagens como a ocorrida sexta-feira à noite, na Avenida Mauá.
“Com três pontes, São Leopoldo é a cidade da região utilizada pelos motoristas para fugir do permanente congestionamento da BR-116 e com isso o nosso trânsito aumenta em número de veículos, acidentes”, diz o secretário municipal de Segurança, Carlos Alberto Azeredo.
Nos CFCs, orientação e alerta sobre trânsito como álcool
Com o novo projeto, semanalmente guardas de trânsito do Município ministram palestras sobre comportamento no trânsito a alunos de CFCs. “O projeto trata da relação Guarda/motorista.
E vamos aos CFCs para que o primeiro contato seja uma conversa de esclarecimento do nosso papel e principalmente do que o motorista não deve fazer”, explica Renato Wendorff. Dados da Guarda indicam que o maior número de acidentes envolve jovens de 15 a 24 anos. Ou seja, com primeira habilitação ou como caroneiros.
“O álcool está presente na maioria dos casos”, disse o guarda Antoninho Anderle em palestra na sexta-feira, no CFC Valderez.
Google Analytics Alternative