GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 30 de junho de 2013

GM MANGARATIBA COMPLETA 22 ANOS

Há 22 anos atrás a Guarda Municipal de Mangaratiba dava início às suas atividades com o curso de formação da primeira turma que contava com os, então alunos, Tenório, Irismarque, Aurélio, Brito, Denílson, Dias, Cristiano, Emerson, Gomes, Mário, Monteiro, Nonato, Reginaldo, Renato, Renan, Wagner, Sérgio, Valdecir e Caralta Couto. Já o corpo docente era composto pelo Sub Tem/ PM, Valdir Filho, Dr. Ari, Advogado e comissário de menores, Salles Filho, ex chefe de segurança da Ingá, José Resende, mestre em artes marciais e defesa pessoal, Mauro, ex sargento do Exercito Brasileiro, todos sob o comando do policial civil, Olandy Pinto Tavares, o mestre Fachada, mestre em artes marciais e instrutor da ACADEPOL .
EX VEREADOR OLANDY PINTO TAVARES
Mestre Fachada
Durante os três meses de curso foram ministradas diversas disciplinas, tais como: Técnicas Policiais, técnicas de abordagem, de revista pessoal, uso de algemas, de condução de detidos, primeiros socorros, noções básicas de direito, resgate no mar, educação física, ordem unida, entre outras. Mas, o que podemos destacar é o fato de que, já naquela época, havia por parte do mestre Fachada um cuidado para que os ensinamentos levassem em consideração o respeito à dignidade e aos direitos do ser humano, ou seja, muito antes de se falar em policiamento comunitário a Guarda Municipal de Mangaratiba já era formada e moldada com base nesses conceitos e procedimentos tão difundidos e defendidos hoje em dia. Isso vem corroborar cada vez mais que a vocação das Guardas Municipais é, sem dúvida, o policiamento comunitário.
Hoje temos uma Guarda Municipal que atua em várias vertentes dentro do contexto da segurança do município, mas sempre mantendo os princípios daquilo que foi ensinado naquela primeira turma que são na verdade, o respeito aos direitos humanos e o policiamento comunitário, tendo assim o respeito e a participação dos cidadãos mangaratibenses que sempre contaram com uma Guarda Municipal firme e atuante.
Não podemos esquecer também que, mesmo ficando por um tempo sendo comandada por pessoas alheias aos seus quadros, desde seu início contou com guardas municipais de carreira no seu comando, que hoje é exercido pelo GM Brito, oriundo daquela primeira turma que se iniciou lá atrás em 1991.
                Parabéns a todos os companheiros e companheiras da Guarda Municipal de Mangaratiba pelo trabalho realizado ao longo desses vinte e dois anos de luta e dedicação em prol da manutenção da ordem, da paz e da tranqüilidade em nosso município, a despeito do medo, muitas vezes pondo em risco sua própria integridade física para ver cumprida sua missão.
GM Valdecir

Mangaratiba
Google Analytics Alternative