GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vice-Prefeito Doutor Chicão na formatura da Guarda Ambiental


Campos dos Goytacazes RJ
chhicao
Um dos pontos altos da abertura do Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecida no auditório Edgar Coelho dos Santos, sede da prefeitura, foi a diplomação do Primeiro Grupamento da Guarda Ambiental, criado em 2009 pela Prefeita Rosinha Garotinho, através do decreto 255/2009. Através do Departamento Ambiental, da Guarda Municipal, 28 formandos passarão à atuar junto à secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea,) na fiscalização e ação para proteção às reservas florestais municipais e fauna local.

O vice-prefeito Doutor Chicão esteve presente ao evento e junto do comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo, participou da formação de mesa com o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral, a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard e os vereadores Jorge Rangel e Altamir Bárbara. "Quero parabenizar aos formandos por estarem tão envolvidos neste projeto e dizer que na nossa época de escola não tivemos a oportunidade da educação ambiental, nem para trabalhar tínhamos conhecimento da importância que tem a educação ambiental na vida das pessoas. A natureza está dando sinais de que precisa ser cuidada e toda transformação tem como principal referência a educação", pontua Chicão.
O comandante da Guarda Municipal destacou a importância da integração de diversos órgãos municipais e parcerias com outras instituições que resultaram na atual diplomação. "A Prefeita Rosinha Garotinho tem uma grande visão em relação às questões desenvolvidas no município, relacionadas ao Meio Ambiente e à sustentabilidade. O decreto que instituiu este grupamento é uma prova destas ações em prol do Meio Ambiente. Temos que agradecer ao Conselho de Meio Ambiente que acreditou que podíamos fazer a diferença com o grupamento e a toda a equipe que preparou o curso, já que para oferecer um curso de qualidade, se locomoveu até outras cidades e trouxeram um rico material para serem apresentados aos alunos", destaca.
O primeiro a receber o certificado de Guarda Ambiental, foi o biólogo Sávio Tatagiba e explica que se sente preparado, assim como seus colegas, para atuar na proteção do Meio Ambiente, junto aos órgãos fiscalizadores. "O curso foi excelente e tivemos aulas com professores gabaritados. Todos se emprenharam muito e nos sentimos preparados para atuar como agentes ambientais, assim como temos aprendido ao longo deste período de aulas" coloca.
Curso - Os alunos do Primeiro Grupamento Ambiental finalizaram o curso, mas permanecerão se qualificando em parceria com os órgãos que já vinham dando apoio ao projeto como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o Conselho Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O grupamento vai passar para a etapa de educação prática que consiste em cursos como "Manejo de animais Peçonhentos e "Combate a Incêndios Florestais"

.
Google Analytics Alternative