GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Acidentes e infrações têm queda em Barra Mansa



Talita Ribeiro
Conscientização: Autoridades e especialistas apostam na educação e fiscalização para redução do número de acidentes
Conscientização: Autoridades e especialistas apostam na educação e fiscalização para redução do número de acidentes

RJ - Barra Mansa
Segundo autoridades de Barra Mansa, o registro de acidentes e infrações tem apresentado queda apesar do aumento do número de carros e motos circulando pela cidade. De acordo com o gestor de Segurança Pública da cidade, Jefferson Mamede, houve uma redução de 74% no número de acidentes e quase 40% nas infrações. Do mês de janeiro à primeira quinzena de junho dos três últimos anos, foram registrados 81 acidentes em 2010, 135 em 2011 e 35 este ano.

Segundo Mamede o trabalho de conscientização tem sido o diferencial para este resultado.

- Observa-se redução de 74% no número de acidentes, fruto, principalmente do trabalho de orientação realizado pela Guarda Municipal. Podemos dizer que a fiscalização associada à orientação e educação no trânsito, ainda que em algum momento seja mais rígida nas penalidades, colaboram com a redução do número de acidentes e preservação da vida - ressaltou.

Conforme os dados da GM, este ano foram flagradas 6.315 infrações. Das mais recorrentes em primeiro lugar está o estacionamento irregular, com 3.350 casos, seguida de 1.196 situações em que os condutores dirigiam e falavam ao celular, e em terceiro 792 flagrantes de pessoas sem cinto de segurança.

- Observa-se que em 2012 ocorreu redução de aproximadamente 38,6%  no número de infrações registradas. Podemos constatar também que a soma de apenas três tipos de infração totalizam 85% dos registros - disse.

Palestras educativas
A Guarda Municipal de Barra Mansa vem realizando ações educativas no trânsito pelas ruas do Centro e do bairro Ano Bom. Os motoristas que são flagrados dirigindo sem o cinto de segurança, falando ao celular, avançando sinal, não respeitando a faixa de pedestres e com crianças no banco da frente, entre outras infrações, são convidados a participar de uma palestra educativa.

Segundo o comandante da guarda, Carlos Natanael Geremias, além de assistirem à palestra, os condutores doam uma caixa de leite - que são repassadas à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para doação.

- A campanha "Trânsito Social" visa conscientizar os motoristas da importância da direção defensiva e orientá-los quanto à segurança no trânsito, para evitar acidentes. Isso faz despertar uma consciência mais cidadã e solidária - disse.

Especialista comenta problemas no trânsito
Segundo o especialista em trânsito Celso Luiz, autor do livro "Código de Trânsito Brasileiro Comentado e Remissivo", a atenção de quem dirige deve ser redobrada mesmo com a redução do índice de acidentes. O autor também questiona o processo para formação de condutores.

- O processo de formação teórica dos candidatos à habilitação poderia ser reformulado com estratégias de aprendizado que considerassem, inclusive, avaliações no próprio ambiente dos Centros, criando uma maior consciência de aprendizado pelo aluno. Mas essa sugestão, como algumas outras que poderíamos enumerar, só serão eficientes se o próprio sistema de avaliação do Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) exigir maior qualificação do pretendente à carteira de motorista - disse.

Para Luiz, a aplicação de multas e a quantidade de recursos recebidos e concedidos contribuem para a impunidade de quem compromete a segurança do trânsito.

- A violência no trânsito é cometida principalmente por motoristas que, confiantes no seu "poder" de pagar multas, não se preocupam com qualquer ação criminal - finalizou.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,58850,Acidentes-e-infracoes-tem-queda-em-BM.html#ixzz1z8GrfiT7
Google Analytics Alternative