GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 16 de março de 2014

Justiça manda GM apreender aves mantidas em cativeiro em Limeira


Foram recolhidos sete exemplares da espécie chamada de 'coleirinha'.
Pássaros estavam em imóvel no bairro Boa Vista; dono será multado.

Do G1 Piracicaba e Região

Justiça manda GM apreender aves mantidas em cativeiro em Limeira (Foto: Wagner Morente/Prefeitura de Limeira)Foram apreendidos sete exemplares da espécie 'coleirinha' (Foto: Wagner Morente/Prefeitura de Limeira)











O Pelotão Ambiental da Guarda Municipal (GM) de Limeira (SP) cumpriu determinação da Justiça e apreendeu sete aves silvestres criadas em cativeiro em um imóvel no bairro Boa Vista nesta terça-feira (11). Foram recolhidos exemplares da espécie chamada popularmente de "coleirinha", que é nativa da fauna brasileira.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a ordem judicial foi despachada após uma denúncia anônima que apontava a existência de um criadouro irregular de pássaros silvestres no local. As aves apreendidas devem ser soltas na natureza após avaliação.
Justiça manda GM apreender aves mantidas em cativeiro em Limeira (Foto: Wagner Morente/Prefeitura de Limeira)
As aves eram criadas em cativeiro no bairro Boa
Vista (Foto: Wagner Morente/Prefeitura de Limeira)

O responsável pelo imóvel será processado por crime ambiental. Ele responderá em liberdade e ainda receberá multa. O valor da penalidade não foi divulgado.
Segundo a GM, quem tem aves nativas presas em casa podem fazer a devolução voluntária dos animais. Neste caso, a Lei 9.605/98 garante a não punição do envolvido, que também não tem o nome divulgado.
Entrega espontânea
Nesta segunda-feira, a Guarda Municipal recolheu 29 pássaros nativos criados em uma casa do bairro Nova Suíça. O dono da residência telefonou para a corporação e entregou as aves e cinco alçapões utilizados para caça.
Google Analytics Alternative