GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 25 de março de 2014

Guarda Municipal de Aracaju inicia o I Nivelament​o Tático

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deu início, nessa quinta-feira, 20, ao I Nivelamento Tático Operacional (NTO). A cerimônia de abertura do curso aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. Além dos Guardas Municipais de Aracaju, a GMA abriu vagas para outras corporações coirmãs de Sergipe como também de outros estados. Representantes da Guarda Municipal de Recife (GMR), da Guarda Municipal de Salvador (GMS) e da Guarda Civil Municipal de Mossoró (GCM) estão participando do curso além de GMs dos municípios sergipanos de Estância, Socorro e Lagarto. Estão participando também do treinamento, agentes do sistema prisional do Estado. Ao todo são 47 integrantes. A iniciativa faz parte do plano do prefeito João Alves de potencializar a segurança na capital.
Entre os presentes, estava o Secretário em exercício da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Arivaldo Barreto, que assinou as Portarias de números 11 e 12 que instituíram, respectivamente, o Grupamento Tático Operacional (GTO) da GMA e o brevê do NTO. Assim, o GTO passa a fazer parte daestrutura operacional da GMA como destacamento responsável por atuar em ocorrências de alta complexidade na capital. O efetivo do novo destacamento será formado pelos GMs de Aracaju que concluírem o NTO.
 “Quero dizer a todos vocês que são Guardas Municipais de Aracaju, que nesse momento nós estamos fazendo mais um coroamento de valorização da categoria Guarda Municipal. É mais um momento de fortalecimento de vocês. Esse é só mais um curso de capacitação dos vários que vão ocorrer. Esse é o primeiro destacamento formalizado, mas virão outros. É ideia de política pública da secretária Georlize Teles e do coronel Enílson Aragão, a criação de pelo menos mais dois destacamentos. Dentre eles, o destacamento ambiental que também virá com um curso de capacitação. Então a GMA está se transformando num grande elo de força de segurança e contato com a comunidade”, frisou o Secretário.
Comandante da Guarda Municipal de Socorro, o Capitão Henrique falou sobre a importância desse intercâmbio entre as instituições. “A importância é essencial. A gente nunca viu a importância tão grande com relação as Guardas Municipais de todo o Brasil em decorrência das ocorrências que vem acontecendo desde o ano passado. Então é muito importante que todas as Guardas estejam unidas, tendo em vista que a missão é a mesma. Essa missão em comum é separada apenas pelo território. Então a interação e as instruções de procedimento operacional, devem ser cada vez mais dialogadas entre elas para que se tenha um procedimento único”, comentou.
 “A GMA está dando um avanço muito grande tomando essa iniciativa de qualificar o seu pessoal e dando a oportunidade para que pessoas de outras instituições coirmãs participem também desse amontoado de conhecimentos que vai ser jogado em cima desse pessoal. Espero que eles estejam preparados física e psicologicamente. Vai ser muito importante para que eles possam chegar a concluir o curso”, falou Shelton Marques, um dos instrutores do NTO.
 “A importância é a atualização e especialização na área de segurança pública para o melhor atendimento ao cidadão. Acho que o foco principal do curso é esse: especialização e atualização. Eu decidi fazer o curso justamente para isso, para ter mais recurso para que a gente possa utilizar em ocorrências, em situações extremas que a gente passa no dia-a-dia”, disse a GM Eline.
Vindo representar Salvador/BA, o GM Da Paz se mostrou bastante satisfeito com a oportunidade. “Eu acho muito importante porque esse Nivelamento vem trazer para nós, Guardas, um conhecimento de novas técnicas e equipamentos. Ou seja, eu acho que é bem importante essa divisão de conhecimentos que a GMA está proporcionando. Para mim é uma realização porque eu vejo o pessoal do NTO como um dos melhores do Nordeste. É com muita felicidade que eu venho para cá para cumprir essa atividade e espero ir até o final”, declarou.
Encerrando a cerimônia, o Diretor Geral da GMA, coronel Enílson Aragão, também falou da importância do Curso. “Nós sabemos que os desafios são inúmeros. Os desafios de enfrentamento à criminalidade e à violência urbana necessitam de uma preparação técnica e operacional dos seus integrantes e a GMA, dentro da política de segurança pública estabelecida pelo prefeito João Alves, sem querer concorrer com qualquer outra força de segurança pública, mas cumprindo exatamente as diretrizes da Secretaria de Segurança Nacional, que estabelece como princípio norteador o auxílio e a colaboração das Guardas Municipais às outras forças de segurança pública”, explicou.
Compareceram ao evento também o capitão J. Luís, Diretor de Trânsito da SMTT, o capitão Cledyvan, Coordenador de Trânsito da SMTT e o Chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Carlos Augusto.
 O curso
O NTO tem como objetivo qualificar pessoal em Operações Táticas de alta complexidade. Serão ministradas 16 disciplinas e os alunos receberão instruções teóricas e práticas que abrangem Técnicas de defesa pessoal, Ordenamento jurídico das Guardas Municipais, Atendimento pré-hospitalar, Técnicas de abordagem, Armamento, munições e tiro, Gerenciamento de crises, Controle de distúrbio civil, entre outras. O curso terá duração de nove dias em período integral, sem contato externo.
Ascom GMA

Google Analytics Alternative