GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 27 de março de 2013

Vereadores cobram urgência no concurso da Guarda Municipal



Vereadores cobram urgência no concurso da Guarda Municipal
 A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (19), uma audiência pública para debater a situação dosclassificados para o curso de formação do concurso da Guarda Municipal de João Pessoa. A propositura foi do vereador Renato Martins (PSB), que, em seu pronunciamento, justificou a necessidade da discussão em plenário: “A política tem que ser a arte do bom diálogo, buscando soluções”. Os candidatos reivindicaram a publicação de um cronograma oficial com datas para as próximas fases do concurso.

Na ocasião, respondendo pelo Poder Executivo, esteve presente o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, que esclareceu que todos os procedimentos cabíveis já foram realizados. Segundo o secretário, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) já emitiu um decreto regulamentando o curso de formação e já pediu ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal autorização para realizar a segunda fase do concurso. “Reconheço a ansiedade de vocês, mas esclareço que já solicitamos o orçamento e os demais passos para o curso de formação. Se até junho não chegar esse dinheiro para formarmos os 250 aprovados, faremos isso com recursos próprios, em turmas de 50”, informou o secretário.

Os candidatos lamentaram que, desde novembro, quando saiu a classificação com os aprovados na primeira fase, não obtiveram mais respostas. “Até hoje, o que temos são informações desencontradas. Queremos que aPrefeitura se sensibilize com nossa situação. Não queremos briga ou confusão, queremos trabalhar”, disse Pierre Amorim, um dos aprovados que participaram da audiência.

O vereador Marco Antônio (PPS) lamentou o sofrimento por que tem passado os aprovados no concurso público, e reiterou a confiança de que Geraldo Amorim vai cumprir com os compromissos firmados, mas cobrou agilidade. “É inconcebível que se faça um concurso e não haja recursos suficientes para terminar as outras etapas”, disse ele, referindo-se à informação de que não há verba prevista no orçamento deste ano.


Conforme esclareceu o vereador Bira (PSB), líder do governo na Câmara, “nós tínhamos a previsão orçamentária, mas para o ano passado”. Ele informou que esteve presente na audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que garantiu a Cartaxo recursos para finalizar o curso de formação e as demais fases do concurso da Guarda Municipal.


Lucas de Brito (DEM) lembrou que João Pessoa foi apontada como a segunda cidade mais violenta do país, e que a Guarda Municipal apresenta, atualmente, um quadro deficitário, com muitos servidores já perto de se aposentarem. O vereador fez um apelo para que a Prefeitura seja mais clara em relação ao cronograma de chamamento, lembrando que o prefeito Luciano Cartaxo apontava como uma das prioridades de seu governo a segurança pública. “Estamos agora suplicando que essa prioridade não fique apenas no discurso, mas que seja colocada em prática”, afirmou Lucas.


Renato Martins, ao final da audiência, também cobrou um posicionamento do prefeito. “Quero acreditar que ele vai reverter esse cenário, e esta Casa tem o dever de cobrar”, disse o parlamentar.


Também estiveram presentes na audiência os vereadores Marmuthe (PT do B), Helton Renê (PP), Djanilson da Fonseca (PPS) e João dos Santos (PR), além do secretário de Articulação Política do município, Rodrigo Soares, o superintendente da Guarda Municipal, *major Marcus* Marques, e representantes sindicais.


Ascom
Fonte /www.pbagora.com.br/
Google Analytics Alternative