GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 13 de março de 2013

ROMU SOROCABA salva vida de duas pessoas em enchente

Assista o video
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/03/video-mostra-resgate-de-dois-homens-na-enxurrada-em-sorocaba.html
Chuva faz o córrego da avenida Dr. Américo Figueiredo transbordar.
Moradores do bairro cederam cordas para o salvamento.
                               

A chuva forte que castigou Sorocaba, SP, na noite deste sábado (9) fez o córrego da avenida Dr. Américo Figueiredo com a rua Cecília Meirelles transbordar e invadir a pista na altura do bairro Ouro Fino, zona oeste da cidade.Após receberem um chamado de alagamento na região, as equipes de ROMU foram surpreendidos quando chegaram ao local: dois homens estavam presos no meio da enxurrada e corriam risco de serem arrastados para dentro do córrego (veja o vídeo).
O guarda civil Jucelino Rodrigues de Moraes conta que se assustou ao ver os dois com a água até a altura do pescoço. "O volume de água era imenso e eles corriam um grande risco de morrer afogados", disse ao G1.
Juntamente com outros seis homens da GCM, Jucelino começou o trabalho de resgate. "Solicitamos que os moradores do bairro cedessem cordas para o salvamento. Conseguimos unir as cordas, que chegou a 20 metros de comprimento", afirmou. Cerca de 50 pessoas acompanharam o resgate.
Um dos resgatados foi Ronaldo César Romera, de 41 anos. Ele conta que voltava do trabalho quando viu um motoqueiro tentando arrastar sua moto no meio da enchente. "Naquele momento tentei ajudá-lo, só que a correnteza que vinha do córrego foi mais forte e levou a moto pra longe", explica.A ação de salvamento foi filmada pela Guarda Civil Municipal. "Após 10 minutos de trabalho, conseguimos resgatar os dois homens sãos e salvos. Foi uma situação bastante arriscada, mas que no final acabou bem", relata.
Para não ser arrastado também, ele disse que foi obrigado a prender a perna dentro de uma boca de lobo. "Até conseguirmos ser resgatados, ficamos cerca de 40 minutos presos e sentados na guia da calçada. Neste tempo, muitos galhos foram arrastados e me machucaram muito", relata Ronaldo, que está em casa e passa bem.
                             
Ronaldo (com uma camisa branca) sendo socorrido pelos guardas civis municipais, em Sorocaba (Foto: Reprodução / GCM)

Google Analytics Alternative