GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 2 de março de 2013

Prefeitura prioriza segurança dos alunos com ronda escolar



Foto:
 Erica Ferreira
Com a volta às aulas, a Prefeitura de Macaé tem priorizado também a segurança escolar nas 105 escolas do município, incluindo as da região serrana. Diariamente, 38 guardas municipais da Ronda Preventiva Escolar (Rope) trabalham 24 horas na porta das escolas com o compromisso de garantir a proteção dos alunos e pais. Eles também recebem auxílio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na hora de levar e buscar seus filhos nos turnos da manhã e tarde. Já à noite, os guardas atuam na segurança dos estudantes e professores em áreas de risco

A Guarda Municipal existe para proteger o patrimônio público, no entanto, a prefeitura criou a Rope, que também tem o caráter educativo com a realização de palestras e atividades recreativas para crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal. Os guardas fazem um trabalho preventivo sobre temas do cotidiano, orientando, nas salas de aulas, sobre os riscos de acidentes domésticos, os cuidados com fogão, fósforos, facas e outros instrumentos que podem representar perigo nas mãos de crianças, principalmente no caso de alunos da pré-escola.

Para os alunos maiores e os adolescentes, os guardas apresentam noções básicas de segurança pessoal e de comportamento, mostrando os riscos do uso das drogas ilícitas, como resistir à primeira vez no uso de drogas e se defender de pessoas estranhas. O trabalho envolve ainda dinâmica de grupo e peças de teatro e fantoches nas escolas municipais.

Outra atuação dos guardas da Rope é quanto à prevenção da violência e a agressividade infanto-juvenil dentro das unidades escolares, atendimento a denúncia de maus tratos e informações sobre a legislação dos diretos e deveres das crianças e adolescentes.

O calendário das palestras que serão ministradas neste ano letivo está sendo definido junto às escolas. O objetivo desse trabalho é proteger a vida e mostrar que o governo municipal está preocupado com a segurança de todos. A Guarda Municipal de Macaé é vinculada à Secretaria de Ordem Pública.
Google Analytics Alternative