GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 23 de março de 2013

Guarda de Volta Redonda chega aos 10 mil atendimentos do Brat




Divulgação
Atendimento agora é realizado pela Guarda Municipal
Brat: Atendimento agora é realizado pela Guarda Municipal

Volta Redonda
No último dia 16 (sábado), a Guarda Municipal completou 10 mil atendimento do BRAT (Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito), iniciado em agosto de 2009, quando os GMs substituíram os Policiais Militares no registro dos acidentes sem vítimas que, de acordo com as estatísticas do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), somam mais de 90% dos casos.
Com uma média mensal de 220 BRATs, a medida foi tomada depois da assinatura de um convênio entre a PMVR e a PMERJ, após reunião entre o Prefeito Antônio Francisco Neto; o comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, e o então comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Kleber dos Santos Martins. A mudança foi rapidamente absorvida pela GMVR e agradou em cheio a população, não só pela agilidade no atendimento, mas também porque o BRAT é digitalizado eletronicamente e está disponível no Portal VR para impressão (www.portalvr.com), dispensando o deslocamento até a sede da GM para pegar uma cópia da ocorrência.
Outro diferencial é que o BRAT vem acompanhado de fotos do acidente, que os guardas registram com câmeras fotográficas digitais. "Os acidentes com vítima não são atendidos pela GM porque caracterizam crime de trânsito, por isso continuam sob a responsabilidade da PM", esclareceu o comandante Luiz Henrique, lembrando que a PM deixando de atuar nos Brats, fortaleceu o policiamento ostensivo na cidade. Foi criado, ainda, um programa que mostra as estatísticas dessas ocorrências, como os dias da semana em que mais ocorreram acidentes; os locais e os horários; os tipos de acidentes; as condições da pista e do tempo; sexo e idade do condutor e sintomas de embriaguez.
Segundo o major Luiz Henrique, "agora há o Brat eletrônico criado pela própria Polícia Militar, em funcionamento desde janeiro, causando uma diminuição na procura pelos serviços da GMVR, que acabou ajudando a deixar os guardas com mais tempo para tratar da fluidez do trânsito. O serviço pode ser acessado através do endereço eletrônico www.ebrat.pmerj.rj.gov.br," afirmou ele.


Google Analytics Alternative