GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 1 de março de 2013

Macaé é a cidade que mais reduz vulnerabilidade de jovens à violência


Macaé é a cidade que mais reduziu sua vulnerabilidade na área de segurança de jovens de 12 a 29 anos entre 283 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, de acordo com estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A cidade era a sétima pior no ranking em 2007 e agora ocupa a 185ª posição. Os indicadores mostram que Macaé tem resultados mais favoráveis devido a uma efetiva política pública de segurança que permite melhorias nos índices de homicídios, mortes em acidentes de trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, frequência à escola e acesso ao trabalho.
O FBSP analisou os dados de 2007 a 2010. Em seu parecer, a professora do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e integrante do Fórum Jacqueline Muniz afirma que as melhorias nos índices de Macaé podem ter sido influenciadas pelos investimentos proporcionados por recursos do petróleo, que geraram mais empregos, a mudança da política de segurança e a maior fiscalização no trânsito.
O reconhecimento do trabalho de segurança no município em prol da população foi destaque nesta terça-feira (19) na Secretaria Estadual de Segurança Pública que parabenizou a Prefeitura de Macaé pelos índices positivos na pesquisa.
Outros municípios da região também tiveram queda nos índices de violência, mas Macaé é a mais significativa, melhorando 178 posições. O município tende a reduzir ainda mais o risco de violência para jovens, já que está em situação mais favorável nos anos de 2011 e 2012 com o Plano de Prevenção à Violência e à Criminalidade, do qual faz parte o sistema de videomonitoramento com câmeras estrategicamente posicionadas e monitoradas 24 horas por dia em locais de grande movimento de comércio, veículos e pedestres.
Esse trabalho é fruto da política desenvolvida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado em 2008 e mantido pela nova gestão do prefeito Dr. Aluízio, com parceria da prefeitura e o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), Petrobras Unidade Operacional Bacia de Campos (UO-BC) e governo do estado. O sistema funciona no Centro de Operações (Cobat) do 32º Batalhão de Polícia Militar no município.
Macaé não limitou sua atuação em forças repressivas, mas em ações preventivas de segurança também em conjunto com a Saúde, Educação e pacificação comunitária. A política municipal de segurança atua ainda integrada ao Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares. Com isso, a sociedade tem a sensação de ordem pública e a segurança hoje, em Macaé, não aparece como o problema prioritário das pessoas.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública, está atenta aos pontos sensíveis, como o calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro da cidade, área incluída na Base Operacional da Guarda Municipal da Praça Washington Luís e onde diariamente guardas municipais estão de prontidão em diversos pontos para garantir a defesa social. O projeto das bases da Guarda foi implementado em janeiro deste ano e visa aproximar a população dos guardas com prestação dos serviços de segurança pública dia e noite nas comunidades.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização sem fins lucrativos, que reúne policiais, gestores públicos, governantes, acadêmicos, organizações da sociedade civil e órgãos do sistema de justiça e segurança pública. Um dos trabalhos de seus membros é a pesquisa do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência).
Google Analytics Alternative