GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 24 de outubro de 2010

Guarda Municipal fará patrulhamento escolar

A partir da semana que vem, a Guarda Municipal Escolar Comunitária (Gemec) começa a atuar junto aos estabelecimentos de ensino do Município. A ação começa em escolas maiores, mas vai ser expandida para todos os 70 estabelecimentos. Os primeiros locais ainda vão ser definidos pela Prefeitura. Para a diretora da Escola Municipal Américo Sabino Coimbra, Marli Sander, “esse é o primeiro passo de um trabalho muito necessário e esperado pelos professores e diretores”.
A Gemec foi apresentada ontem de manhã no Teatro Zaqueu de Melo, com ações lúdicas e teatro para que as crianças se familiarizassem com os 32 integrantes da corporação. O objetivo da Prefeitura é desenvolver mecanismos de repressão e prevenção da violência nas escolas.
O secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, destacou que a Gemec “é um trabalho inspirado na patrulha escolar [da Polícia Militar], mas com experiências de outros países como o Canadá que fazem esse tipo de prevenção”. Segundo ele, a Guarda Municipal de Curitiba e do Rio de Janeiro já fazem trabalhos de prevenção e proteção dos espaços públicos inclusive nas escolas.
A corporação vai iniciar as atividades por meio do Projeto “Amigo Legal” com apresentações musicais, teatro de fantoches, palestras e conversas com os alunos do ensino fundamental e médio. Os 32 guardas foram escolhidos de acordo com o perfil e o interesse pessoal e passaram por um treinamento específico. Durante dois meses, eles assistiram a palestras e receberam preparação física e psicológica.
A secretária municipal de Educação, Karin Sabec Viana, disse acreditar que a Guarda Municipal está preparada para atuar nas escolas. Ela espera que a convivência entre os estudantes e os membros da corporação ajude na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Dessa forma, ela afirmou que vai ser possível verificar as necessidades dos estudantes.
Os alunos gostaram da primeira apresentação lúdica do projeto feita pela Guarda Municipal no Teatro Zaqueu de Melo. Ana Clara, 5 anos, ficou com medo de ser levada pelos guardas e se escondeu embaixo da cadeira, mas, depois de uma nova aproximação, disse que ganhou novas amizades. Pedro Luis Nascimento, também 5 anos, gostou da novidade e prometeu ajudar a guarda.
Equipamentos
Hoje a Prefeitura inicia processo de licitação para adquirir oito viaturas modelo minivans que vão ser utilizadas pela Guarda Municipal. Os recursos na ordem de R$ 400 mil são do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). A Prefeitura pretende ainda, nos próximos meses, comprar 16 veículos, 15 motocicletas, um micro-ônibus, 30 câmaras de segurança, equipamentos de comunicação, armamentos e outros materiais.
Fonte:Jornal de Londrina
Google Analytics Alternative