GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 24 de outubro de 2010

Autoridades elogiam trabalho feito pelo Ciosp em Volta Redonda

Ciosp integra chamadas para Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em um único lugar
Segurança: Ciosp integra chamadas para Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em um único lugar

Roberta Caulo
Volta Redonda
Desde maio em funcionamento, o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) está obtendo bons resultados, com números satisfatórios de atendimento que vem agradando à população voltarredondense.
O Ciosp integra a Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e, recentemente, o Corpo de Bombeiros, e já contabilizou o atendimento de aproximadamente 5 mil ocorrências apenas no mês de setembro, segundo relatório divulgado pela coordenação da unidade. Desse total, 1.373 ocorrências foram encaminhadas à Guarda Municipal; 1.074 à Polícia Militar e 26 para a Defesa Civil. No total, o Centro Integrado recebeu mais de 17 mil ligações. Entre as ocorrências atendidas pelo Ciosp estão acidentes de trânsito, estacionamento irregular, furtos e suspeita de tráfico de drogas.
Nas estatísticas do mês de setembro, a PM conseguiu apreender um total de 8,32 quilos de maconha, além de 142 trouxinhas da droga; 79,9 gramas de cocaína e mais 66 sacolés da droga; e 30 pedras de crack, com a prisão de vários suspeitos de envolvimento com o tráfico. Também foram recuperados pela PM, com auxílio da Guarda Municipal, oito automóveis roubados, e apreendidas sete armas.
Segundo o tenente Paulo Victor, da Polícia Militar, a integração entre as forças só tem auxiliado no serviço. Elementos suspeitos, furto, apreensão de drogas, entre outros, são alguns dos serviços realizados com mais frequência pelos profissionais, que contam com um auxílio tecnológico de grande valia. Um monitor central - que tem 150 por 100 polegadas - com uma tela sensível ao toque, e que permite a visualização de toda a cidade através de um mapa com imagens captadas por satélite, é uma das ferramentas utilizadas.
O mapa exibe, com atualização a cada 30 segundos, a localização de viaturas de policiais militares e guardas municipais. Além do mapa, o telão também exibe imagens das câmeras de segurança instaladas pela cidade, permitindo que o trabalho seja feito com o auxílio de imagens de satélite e em tempo real. Para Sâmea Borges, coordenadora administrativa do Ciosp, a criação do Centro foi um grande marco para a cidade, pois a integração veio para que a segurança de Volta Redonda melhore ainda mais.
- A reunião das instituições de segurança pública em um só local ajuda a agilizar o atendimento, já que a localização das viaturas é conhecida em tempo real pelos operadores do Ciosp - afirmou Sâmea, lembrando que há também ganho de tempo, pois são enviadas ao local das ocorrências apenas as corporações que atendem àquele tipo de chamado, evitando o deslocamento desnecessário de equipes. O major da Defesa Civil e sub-comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Ibiapina, também afirmou que o maior diferencial dessa integração - além da agilidade - é a comunicação.
- Com o Ciosp racionalizamos os meios de atendimento de pronta resposta, e deslocamos para o local de um acidente, por exemplo, somente a força necessária - explicou o major, ressaltando o grande ganho para o município.
O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) explicou que, mesmo a segurança pública sendo de obrigação do Estado, ele quis atribuir esse compromisso também ao município pois, para ele, segurança é responsabilidade de todos. - Procuramos adquirir o que há de melhor e mais moderno em questão de equipamentos para o Ciosp. Com certeza, foi uma das maiores conquistas do meu governo - afirma Neto, ressaltando que a integração é fundamental em diversas áreas, principalmente quando o assunto é segurança. - As câmeras agilizam o atendimento, antecipando o fato - salientou.
Novidade
Está para ser implantado até o final do ano um sistema de monitoramento de placas (que captura as informações de placas de veículos) e, caso o automóvel esteja com algum problema - como autuação criminal - o aparelho detectará e repassará as informações. Segundo o tenente, o sistema é pioneiro na região e consistirá de 30 câmeras espalhadas, a princípio, pelos principais pontos de acesso da cidade e em outros locais que, por medidas de segurança, não serão divulgados. - O aparelho será importante, pois com ele será bem mais fácil encontrar e apreender carros roubados, por exemplo - afirma o policial.

Fonte: Diário do Vale
Google Analytics Alternative