GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Demora na convocação de concurso traz prejuízos a candidatos aprovados

Depois de passarem pelas primeiras etapas do concurso público da prefeitura de Porto Real, que incluíam prova prática e prova escrita, os candidatos aprovados ao cargo de Guarda Municipal sofrem agora com a demora na convocação para o curso de formação. Em junho, eles foram chamados, entregaram os documentos e desde então ainda não foram contatados. A prefeitura alega que a situação está prevista no edital e informou que a convocação deve ser feita em breve - o programa do curso, entretanto, ainda está sendo desenvolvido.

A situação preocupa especificamente 37 candidatos que, após entregarem toda a documentação, não conseguem obter resposta conclusiva da prefeitura sobre o início do curso. Um dos candidatos contou que, como a carteira de trabalho foi um dos documentos solicitados, muitos aprovados acreditaram que o processo seria breve e deixaram seus empregos.

- Na convocação nos foi pedida toda a documentação, inclusive a carteira de trabalho, por esse motivo muitos deixaram seus empregos, inclusive eu, e acabaram ficando desempregados, pois a prefeitura convocou, mas não nos colocou para trabalhar. Olha que problema: conheço pelo menos uns dez que estão desempregados por conta disso e alguns pais de família que estão desesperados - comentou ele.

No site do DIÁRIO DO VALE, um outro candidato também manifestou apreensão com o episódio. "Estamos ansiosos por essa convocação e espero que saia logo. Acredito que todos aprovados estão na mesma situação. Esta guarda está muito enrolada, estou achando que este prefeito não vai chamar ninguém. Ele está enrolando o pessoal", desabafou.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a convocação para que os aprovados façam o curso de formação está em vias de ser publicada. A Controladoria do Município, ainda de acordo com a assessoria, afirmou que o curso está sendo desenvolvido. "A publicação está em vias de ser feita, porque está sendo desenvolvido o curso; o curso já está sendo regulamentado", explicou a assessoria.
Edital foi lançado no ano passado
O edital para a prova foi lançado no início do ano passado, com a oportunidade para profissionais das áreas de saúde e educação, além de candidatos à Guarda Municipal. Em maio deste ano, durante as comemorações dos oito anos da Guarda, o prefeito adiantou que 50 novos membros reforçariam a guarda, sendo que 25 destes já haviam sido chamados.

- Serão mais 50 homens para dar apoio à segurança patrimonial da cidade, sendo que 25 já foram chamados - declarou na ocasião.

Os aprovados na prova, no entanto, receberam a fala do chefe do Executivo com surpresa.

- Até agora nenhum dos guardas aprovados no concurso foi convocado. Ou isso ou tem gente que não foi aprovada trabalhando. Fui aprovado em sétimo lugar, se já chamaram 25, por que eu não fui convocado? E não sou apenas eu, todos que conheço estão no aguardo da convocação - comentou um internauta, também na página do DIÁRIO DO VALE.

A assessoria da prefeitura reafirmou que, apesar das reclamações, o processo está seguindo o trâmite normal, como consta no edital.

"Assim que o curso for regulamentado, os 37 aprovados vão ser convocados, como consta no edital. Em seguida, o grupo passará pelo crivo do curso e, se aprovadas, as pessoas começarão a trabalhar", concluiu.

O edital do concurso menciona o curso, mas não restringe a aprovação dos candidatos ao desempenho no mesmo. Os prazos, no entanto, não são mencionados no documento - até mesmo a data da prova não fica clara no documento e seria informada posteriormente, através dos cartões de confirmação de inscrição.

Fonte: Diário do Vale
Google Analytics Alternative