GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Encerrado curso sobre Polícia Comunitária para a Guarda Municipal

Curso teve duração e 160 horas e aconteceu na Ilha São João

VOLTA REDONDA
Encerrou, ontem, o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária onde guardas municipais aprenderam a ajudar os dependentes crack, através de curso que teve duração de 160 horas. As aulas aconteceram na sede da Defesa Civil, na Ilha São João, e o encerramento no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-VR), no bairro Aterrado.
Os 50 guardas municipais, incluindo o comandante da corporação, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, além de um funcionário da Coordenadoria de Defesa Civil, um da Central de Ambulância e outros, receberam o certificado de participação do curso. Eles foram identificados, ainda, com o brevê, um distintivo que confere que eles são guardas comunitários e multiplicadores nessa área. A informação foi da responsável pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão. Ela ressaltou ainda que, a Guarda Municipal e as secretarias de Ação Comunitária, de Educação e de Saúde poderão fazer um trabalho mais efetivo de acolhimento, encaminhamento para algum tipo de tratamento que o usuário necessite e a reintegração social do mesmo. O curso, segundo ela, marcou uma mudança de paradigma e pode fazer um trabalho muito melhor agora. 
A última semana do curso foi reservada para o treinamento do emprego de armas não letais e defesa pessoal, a cargo de integrantes do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ). O efeito das armas não letais, de forma geral, é a redução do estado de agressividade sem causar danos maiores, com o objetivo de imobilizar e conduzir à autoridade policial. Mas, o foco dos guardas municipais que foram treinados durante 160 horas é, prioritariamente, ajudar os dependentes do crack, que tanto dizima vidas.
Vale ressaltar que, o curso faz parte do Projeto “Crack, é possível vencer”, do Ministério da Justiça e Guarda Municipal. O programa será contemplado com duas motocicletas, que serão usadas para o combate ao crack, sem contar que o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública Ciosp receberá um micro-ônibus, equipado com 20 câmeras móveis e um sistema interno de vídeomonitoramento. Na cerimônia de encerramento será feita a entrega das chaves desses veículos. O curso foi ministrado por pessoas qualificadas, como oficiais e graduados da Polícia Militar; guardas.
 Fonte: 
http://www.avozdacidade.com/

Google Analytics Alternative