GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Volta Redonda recebe portal com sensor de presença


Volta Redonda(RJ)
A Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) implantou novas sinalizações em dois pontos de Volta Redonda, nos bairros Aterrado e Três Poços. Os objetivos das melhorias são a promoção da segurança para os pedestres da cidade - que sofreram com acidentes recentemente.
Na Avenida Lucas Evangelista, no bairro Aterrado, próximo a uma unidade escolar, foi instalado um portal - que funciona automaticamente mediante um sensor de presença. Já em Três Poços, próximo ao Centro Universitário do UniFoa, a sinalização para a travessia dos estudantes e moradores da localidade foi reforçada, por meio de pinturas e placas educativas. Além disso, o ponto conta com sinalizações de advertências e horizontais, visando diminuir os acidentes no local.
De acordo com o diretor presidente da Suser, Paulo José Barenco, as revitalizações e instalações foram necessárias, em função da eficácia e funcionalidade do novo equipamento.
- Na realidade a sinalização de advertência está prevista do Código de Trânsito Brasileiro. Nós recebemos uma sugestão e aperfeiçoamos, visto o problema que nós já tínhamos identificado com o uso dos equipamentos acionados mediante o pressionamento do botão. Esse novo sistema independe da ação do pedestre, somente a presença é suficiente para acionar o equipamento. Com o sistema do portal, o pedestre se posiciona de forma correta para atravessar a faixa - explicou.
O diretor afirmou que as implantações em pontos distribuídos pela cidade visam diminuir os acidentes e os óbitos no trânsito.
- A importância é a redução dos acidentes envolvendo pedestres. Ele é o elemento mais frágil. Se o pedestre adotar um comportamento seguro e o condutor se comportar de uma forma coerente e respeitando o limite de velocidade, dando preferência ao pedestre, vamos conseguir reduzir ainda mais as vítimas de acidentes no trânsito. Esse não é um objetivo só da cidade, é um objetivo nacional - ressaltou.
Segundo o major da Guarda Municipal de Volta Redonda, Luiz Henrique, a corporação está preparada para auxiliar a população da cidade a cerca da educação e das regras a cerca do posicionamento no trânsito. Além disso, complementa as ações de segurança realizada por outras secretarias.
- Atualmente a Guarda Municipal realiza diversos serviços, visando as principais vias e os pontos comerciais da cidade, onde é registrado o maior número de ocorrências. Em áreas determinadas, a Guarda realiza rondas específicas, priorizando a promoção da educação no trânsito, buscando solucionar o problema, por meio da conscientização da população - explicou.
Para a estudante Maria Eduarda Gomes, que passa pelo local para ir à faculdade, o portal no bairro Aterrado é um avanço para a cidade e poderá diminuir os casos de atropelamento.
- As pessoas estão muito dispersas, com esse sinal fica mais fácil para atravessar a rua, até porque o arco é chamativo com a cor. Essa sinalização é realmente um avanço. É simples, a pessoa para perto e o sinal fecha, muito inteligente - disse.
Maria Eduarda disse que já presenciou atropelamentos no bairro e espera que a ideia se espalhe por outros bairros.
- Espero que seja implantado em outros bairros também, porque é uma boa ideia. Já presenciei alguns atropelamentos por aqui, acho que tudo aquilo que busca melhoria e prevenção da vida é relevante - disse.


Google Analytics Alternative