GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Guarda Municipal realiza ações de prevenção a acidentes em Volta Redonda




Autoescolas tentam repassar durante as aulas situações vivdas no trânsito
Aprendendo: Autoescolas tentam repassar durante as aulas situações vivdas no trânsito



Volta Redonda

A Guarda Municipal de Volta Redonda vem promovendo durante o ano campanhas educacionais para auxiliar na prevenção de acidentes envolvendo motocicletas na cidade. A atenção destinada às motos se deve ao aumento do número de acidentes no período de janeiro a outubro de 2012 em comparação com os mesmos meses analisados no ano passado.
Segundo o inspetor da Guarda Municipal de Volta Redonda Silvano Teixeira de Paula, 90 registros foram totalizados durante o período em 2011, enquanto que 157 acidentes foram somados até outubro de 2012.
- No decorrer desse ano a Guarda Municipal promoveu diversas campanhas, inclusive com a distribuição das antenas porta pipas para os veículos que estavam regulares, além de oferecermos a chance dos proprietários que apresentavam alguma irregularidade resolverem a situação, exceto os veículos sem habilitação e em mau estado de conservação, que foram retirados de circulação - disse.
A corporação realiza ações preventivas em diversos pontos da cidade, visando conter as infrações.
- São feitas operações rotineiras de fiscalização; os que não se adequam são retirados das ruas para que as pessoas atendam à legislação atual - contou.

Em parceria

A Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) promove parcerias com a Guarda, já que os objetivos são a redução dos acidentes envolvendo veículos e pedestres.
- Geralmente as ações são integradas junto com a Suser. As campanhas para distribuição de folhetos e realização de palestras acontecem em escolas e empresas para conseguir conscientizar os condutores dos veículos - explicou.
A Guarda realiza rondas específicas em determinadas áreas, priorizando a promoção da educação no trânsito e solucionar os problemas.
- A GM se concentra, primeiramente, na parte educacional, mas quando é necessário agimos de forma mais enérgica, até mesmo com a remoção do - ressaltou.
Mesmo com o aumento considerável no número de ocorrências envolvendo motos sem vítimas, a situação vivenciada atualmente demonstra progresso, segundo a corporação.
- Ainda observamos, porém, muitas pessoas inabilitadas, sem condições de trafegar em via pública - frisou.
De acordo com informações do Detran (Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro), a frota de motos da cidade, em outubro, chegou a 14.722 veículos. Além disso, a velocidade superior em até 20% do permitido ocupou o primeiro lugar entre as maiores infrações de trânsito.

Compromisso

As escolas especializadas em formar condutores de veículos mostram preocupação com a qualidade do conteúdo e com a dinâmica oferecida nas aulas práticas realizadas na Ilha São João.
De acordo com o instrutor de motos de uma autoescola de Volta Redonda, José de Souza Ramos, é complicado oferecer a mesma mobilização que é encontrada no trânsito dos grandes centros.
- Nós tentamos passar o máximo de informações que conseguimos. A aula de moto que realizamos aqui tem pouco do trânsito real. Tentamos conscientizar do perigo da ultrapassagem e da necessidade de manter a velocidade indicada. Buscamos chegar o mais perto possível da realidade - concluiu.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,65220,Guarda-Municipal-realiza-acoes-de-prevencao-a-acidentes-em-Volta-Redonda.html#ixzz2Cm21IDGA
Google Analytics Alternative