GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

OPERAÇÃO BANHADO GRANDE PRESERVA REGIÃO DA MATA ATLÂNTICA


foto
Com o objetivo de combater crimes de caça e pesca irregular e fiscalizar crimes ambientais contra a flora, foi realizado, neste final de semana, a operação Banhado Grande. A ação, desenvolvida na Área de Preservação Ambiental (APA) do Banhado Grande, ocorreu por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Com início dos preparos ainda durante o sábado (3) a operação durou da meia-noite às 17h de domingo (4) e registrou diversos crimes ambientais. Uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito, apreensão de 750m de redes de pescaria, quatro tarrafas e cinco espinhéis com 200 anzóis cada estiveram entre as irregularidades constatadas na região.

Para a bióloga da Sema, Luisa Xavier Lokschin, ações como esta são essenciais para a preservação da área do Banhado Grande. Luisa ressaltou a grande procura da região devido à proximidade com os grandes centros. O capitão Tiago Carvalho Almeida, do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar lembrou ainda a importância da educação da comunidade local, que tendo conhecimento sobre a importância da preservação, poderá auxiliar no cuidado com a riqueza natural existente na região. “Iremos intensificar ações conjuntas entre os órgãos, focando na repreensão, mas também na educação ambiental”, frisou.

O coordenador do Grupamento Ambiental, Márcio Rocha, destacou alguns dos crimes comuns na região. “Percebemos a reincidência de pesca e caça ilegal, principalmente aos finais de semana. A arma apreendida, uma espingarda calibre 20 com cano montado, tinha inclusive a numeração raspada. Além disto, a pesca e caça na APA-BG são consideradas crime ambiental, tendo como agravante nesta época, o período de Piracema”, destacou. A Piracema é a época em que os cardumes sobem os rios para realizar a desova no período de reprodução e ocorre entre 1º de novembro e 31 de janeiro, quando é proibida a pesca.

Participaram ainda da operação o guarda-parque da SEMA, Leonardo Félix, os oficiais do Grupamento Ambiental, guardas municipais Cláudio, Aurélio, Gelson, Lima, além dos soldados Silveira e da Silva, do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Os guardas do Grupamento e da Brigada Militar tem seu nome completo preservado por questões de segurança.

Conheça melhor a APA do Banhado Grande
A APA-BG é constituída por 136 mil hectares e abrange parte do Bioma Pampa e Bioma Mata Atlântica. Abrangendo municípios de Gravataí, Glorinha, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, a APA-BG possui hoje áreas urbanas e de culturas agropecuárias. Sua legalização, denominada por meio de Decreto Estadual em 1998, busca proteger os ecossistemas naturais, além de preservar e recuperar áreas desmatadas e prejudicadas pelo homem.
Fonte: Prefeitura de Segurança Publica de Gravataí



Google Analytics Alternative