GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Guarda Municipal de Santana de Parnaíba completa 13 anos e promove formatura de 55 integrantes



A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, promoveu, nesta última sexta-feira (23/11), a cerimônia de comemoração do 13º aniversário da Guarda Municipal Comunitária (GMC) e a formatura da 16º turma da corporação. O evento foi realizado no Ville Sport Show e contou com a presença do Prefeito Silvinho Peccioli, que na ocasião estava acompanhado de sua mãe Lindalva Cavalcanti Peccioli.
O Prefeito Silvinho Peccioli passa a tropa em revista, na solenidade de formatura e aniversário da GMC
O Prefeito Silvinho Peccioli passa a tropa em revista, na solenidade de formatura e aniversário da GMC
Estiveram presentes, também, à solenidade, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude Benedito Fernandes, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles, o secretário de Segurança Urbana da cidade Adalberto Teodoro Alcântara Lima, o secretário de segurança de Barueri Edson Santos Silva, representantes das Guardas Municipais de Barueri e Taboão da Serra, da Polícia Militar e do Exército, além de outras autoridades do município.

Com a incorporação dos 55 formandos, a GMC passou a contar com um contingente de 482 guardas para atuar na cidade nas diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, auxílio no resgate de vítimas, controle do trânsito, entre outras atividades rotineiras de incumbência da guarda municipal.

Durante a solenidade, o Prefeito Silvinho Peccioli falou sobre a preocupação de sua administração em investir na segurança da cidade. “Sabemos que segurança é dever do Estado. Mas mesmo assim, sempre procuramos resolver os problemas. Por isso, transformamos a nossa guarda municipal. Somente em 2011, investimos R$ 22 milhões nesta área para poder ampliar a segurança no município”, disse. “Quero cumprimentar os 55 novos integrantes, que sejam muito bem-vindos a esta incorporação, que só trouxe alegria para a população dessa cidade. Eu tenho orgulho da nossa GMC”, completou.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude Benedito Fernandes, que já administrou a cidade, entre os anos de 2005 a 2008, falou sobre o empenho da GMC em prestar um serviço de qualidade. “É uma satisfação muito grande poder estar em Santana de Parnaíba. A GMC tem prestado um grande serviço a nossa população. Basta ver como a cidade passou a ser mais segura”, afirmou. “Desejo muito sucesso para os novos integrantes e os que já estão continuem com este trabalho maravilhoso que fazem pela nossa cidade”, completou.

Formandos

Os novos integrantes foram selecionados entre os mais de dois mil inscritos para o concurso público. Para atuar nas diversas áreas, eles receberam um treinamento intensivo, por quase três meses. Os formandos tiveram diversas disciplinas, como as aulas sobre primeiros socorros, técnicas operacionais de policiamento, prevenção e combate a incêndio, legislação de trânsito, entre outros assuntos relevantes para a formação da GMC.

Um dos formandos que estava muito feliz na solenidade era Renato Andrietta. Ele decidiu se inscrever para o concurso da guarda por ter se identificado com o trabalho realizado pela corporação. “A atuação da GMC é muito bem vista. Esse foi um dos motivos que me incentivou a fazer parte da guarda. E no pouco tempo que estou aqui, já deu para ver que era melhor do que eu esperava. Espero dar o melhor para a população e desempenhar um ótimo trabalho, baseado no que nos foi ensinado”, disse o novo integrante.

Outra formanda muito satisfeita em poder fazer parte da corporação é Christiane Silva. “Eu estou muito realizada, pois sempre quis atuar na área de segurança. É uma felicidade muito grande. Vou contribuir com o meu trabalho para que sempre haja uma interação entre a guarda e a comunidade, pois isso é muito importante”, disse Christiane.

Estrutura da GMC

Atualmente, a GMC de Santana de Parnaíba possui 14 postos localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade. A corporação conta com oito motos operacionais e 26 viaturas, equipadas com câmeras e dispositivos de localização, propiciando uma total transparência nas ações realizadas.

Além de fazer a segurança dos patrimônios públicos, a GMC atua no patrulhamento fixo em diversas escolas municipais. Ela orienta a entrada e saída dos alunos, bem como a travessia de rua onde exista risco à segurança. Executa, ainda, o patrulhamento preventivo e ostensivo em todo o município, a pé ou motorizado, auxiliando a Polícia Militar nessa área. Realiza, também, o serviço de pronto socorrismo nos locais de acidentes, por meio de guardas preparados com curso de atendimento pré-hospitalar. A guarda possui duas viaturas equipadas, que são acionadas imediatamente após o acidente, facilitando o auxílio e o resgate de possíveis vítimas.

A GMC executa, também, serviço de monitoramento no centro de Santana de Parnaíba e nos bairros Alphaville e Tamboré, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos das principais vias, que permanecem em operação 24 horas por dia. Os equipamentos observam eventuais atos de vandalismo, acidentes de trânsito e outros ilícitos.

Além de atender ocorrências das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, que presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.

A GMC tem, também, um canil, composto por cães farejadores que auxiliam a corporação em missões especiais, principalmente nas buscas de entorpecentes. E conta, ainda, com a banda de música, composta por 16 músicos, que realizam apresentações na cidade e em outros municípios.

Fonte:parnaibaweb.com
Google Analytics Alternative