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sexta-feira, 16 de julho de 2010

Frota da Guarda de SB está sucateada

O princípio de incêndio em uma viatura modelo Gol, ano 2003, da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, no dia 5 deste mês, revelou a situação de sucateamento da frota da corporação, o que está deixando os guardas preocupados com a própria segurança.
Os guardas que estavam com o Gol identificado como VTR-17 sentiram um forte cheiro de gasolina. Quando pararam para verificar o que estava acontecendo o veículo começou a pegar fogo, primeiro na roda dianteira e depois no paralama e motor. As chamas foram controladas pelos próprios guardas com o extintor do veículo, que acabou guinchado à garagem municipal.
Na opinião dos servidores, que pediram anonimato, o incidente nada mais é do que reflexo da situação da frota, que é velha e está com quilometragem avançada. "Tem viatura com quase 400 mil quilômetros e outras com mais de 200 mil", entregou um guarda.
Segundo ele, diariamente uma ou duas viaturas são levadas para a garagem municipal por problemas mecânicos ou elétricos. A Toyota adaptada para fazer o patrulhamento rural, do GPA (Grupo de Proteção Ambiental), quebra constantemente. "Trabalha um dia e fica três ou mais parada. O trabalho como um todo fica prejudicado", comentou.
Além dessas viaturas, levantamento extra-oficial indica que a Guarda Civil Municipal conta com sete veículos Gol (dois G-3 e cinco G-4), uma Parati 2008 (comprada com verba federal), dois Unos doados pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto de Sumaré) em 2000 (um usado na fiscalização de trânsito e outro na ronda escolar). A viatura mais nova é um Pálio Weekend 2010, adquirida recentemente. Além dos carros, há seis motocicletas, sendo que as mais novas são de 2008. "As motos estão bem rodadas", atestou o servidor.
O professor de engenharia mecânica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Celso Arruda, explicou que a vida útil dos veículos depende da manutenção. Há três tipos de manutenção: preditiva (indicada no manual), preventiva (em função da importância) e corretiva (quando quebra). Mas quando o veículo quebra em excesso e precisa de reparos constantemente é um alerta. "É sinal de que a manutenção já passou da vida útil do carro", apontou o especialista.
Recentemente, o secretário da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Paulo Jodas, disse ao LIBERAL que a corporação terá uma caminhonete para o GPA, que será comprada pelo DAE. Mas não informou a data da chegada da viatura, que depende de licitação. Ele também aguarda a licitação para compra de duas motos.
A assessoria de imprensa não respondeu ao pedido de informações sobre o sucateamento da frota e planos para troca de viaturas.
Fonte:oliberalnet.com.br
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