GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ciosp alerta Polícia Militar e suspeito é detido em cinco minutos

Volta Redonda
Walessandro Cleiton Dionísio, de 39 anos, foi preso hoje por policiais militares e indiciado por furto. Ele foi detido por populares na Avenida Sávio Gama, no Retiro, até a chegada de policiais militares, que o conduziram para a 93ª DP, após arrombar e invadir dois apartamentos naquele bairro. Os PMs chegaram ao local em cinco minutos, depois que ligaram para o número 190 e a chamada foi direcionada para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que fica localizado na Rodoviária Francisco Torres, no Centro.
O delegado Carlos Alexandre Leite disse que Walessandro já teve passagens pela polícia, todas elas por furto. O suspeito invadiu primeiro o apartamento 301, onde os moradores não se encontravam. Para arrombar a porta da sala, Walessandro usou uma chave de fenda, que foi apreendida com ele, quando foi preso.O imóvel arrombado é de propriedade de Daniele de Souza Arruda, de 26 anos. O ladrão furtou do apartamento um aparelho de DVD, celular, micro system, perfumes, cordão de prata, pulseira, calçados e roupas, que foram colocados dentro de duas mochilas.
Em seguida, Walessandro arrombou o apartamento 302, sem saber que a dona do imóvel, Adriane Paiva Soares, se encontrava no local. Ela, ao perceber que algo de estranho estava acontecendo, correu e se trancou no quarto.- Antes de arrombar, ele (o suspeito) bateu fortemente na porta e depois tocou a companhia insistentemente. Adriane pressentiu que seria um assaltante, ela trancou-se no quarto e pela janela pediu ajuda aos outros vizinhos. Mesmo assim, ele arrombou a porta e chegou a entrar no apartamento, para só depois ser afugentado pelos moradores do prédio e comerciantes de lojas próximas - contou o marido de Adriane, o guarda municipal Edimar, que não estava no apartamento no momento em que ele foi invadido pelo ladrão.
Walessandro saiu correndo do prédio, mas foi cercado por populares na rua, que aguardavam a chegada da viatura da PM. Na delegacia, Walessandro foi indiciado por furto. O material furtado do outro apartamento foi recuperado. De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Rodrigo Ibiapina, a prisão rápida do suspeito prova a eficiência do Ciosp. - Isso significa que esse investimento está tendo retorno. O Ciosp, integrado pela PM, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, tem como objetivo dar maior agilidade no combate à criminalidade na cidade - disse Ibiapina.
- Depois que a denúncia chega à central, a informação logo é visualizada em um painel contendo o mapa da cidade existente na sala de operações, que identifica o local em que o crime está ocorrendo. Em seguida, viu-se que a atribuição era da Polícia Militar, por isso, foi acionada, via rádio, a viatura que estava mais próxima do Retiro, para seguir até onde se encontrava o ladrão - explicou o subcomandante da GM.
Primeira prisão pela ação do Ciosp
O subcomandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Rodrigo Ibiapina, disse que a prisão de ontem mostra a importância do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e a integração entre as forças de segurança, para providenciar o atendimento à população no menor tempo possível. Ele fez questão de destacar que Walessandro foi a primeira pessoa a ser presa, por intermédio da ação do Ciosp.
O Ciosp foi inaugurado no fim de maio e vem sendo coordenado pelo comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Licínio Fróes, e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, além do subcomandante Ibiapina.A Prefeitura de Volta Redonda investiu no órgão R$ 2 milhões. O Centro Integrado, que funciona 24 horas por dia, dispõem de um callcenter para onde são direcionadas as ligações feitas para a PM, à Guarda Municipal e aos Bombeiros.
A denúncia recebida segue para a sala de controle, onde se determina qual a corporação - PM, Bombeiros, GM ou Defesa Civil - deverá ir até o local da ocorrência. Pelo GPS, sistema de informação da localização das viaturas por satélite, é possível saber a localização exata da viatura mais próxima para atender o caso.
Ciosp tem serviço similar ao 911 dos Estados Unidos
O Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) de Volta Redonda desenvolve um trabalho semelhante ao 911, que é o número do telefone para emergências nos Estados Unidos. O sistema que vem operando na cidade é sofisticado e o que há de mais avançado em termo de tecnologia. As operações de guardas municipais, policiais militares, bombeiros e Defesa Civil estão sendo coordenadas a partir desse centro único, que começou a funcionar em maio.
Trata-se da primeira unidade desse tipo, em todo o Brasil. Uma das vantagens do Ciosp é de que o cidadão poderá telefonar para qualquer dos números de emergência, independentemente da natureza do problema. Se houver um incêndio e o único número que vier à mente for o 190, da PM, não haverá problema: a atendente vai encaminhar o caso aos bombeiros.
O Ciosp conta com uma central de monitoramento de 60 câmeras de segurança espalhadas por toda a cidade. Elas estão integradas com mapas de satélite e um sistema de posicionamento global (GPS), mais uma central telefônica que recebe as ligações para os números 190 (PM), 193 (Bombeiros) 192 (Central de Ambulâncias) e 199 (Defesa Civil).
fonte: Diario do Vale
Google Analytics Alternative