GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ocupantes montam barracão em via pública em Volta Redonda Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,35501.html#ixzz1DgXAgtHp

Elisandra Bezerra
Agentes da Defesa Civil demarcam terreno da prefeitura no São Sebastião
Medidas: Agentes da Defesa Civil demarcam terreno da prefeitura no São Sebastião



Volta Redonda
As famílias retiradas de um terreno da prefeitura, no fim da Rua A-1, no São Sebastião, na semana passada, foram repreendidas na manhã de hoje por agentes da Guarda Municipal, Defesa Civil e funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Em protesto à retirada do acampamento dos ocupantes do terreno público, eles passaram, então, a acampar na via pública, na entrada da área desapropriada para construção de casas populares - aguardando o andamento do projeto "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal e da CEF (Caixa Econômica Federal).
Na lateral da via, um barracão foi montando com pelo menos três camas, um sofá, fogão e alimentos. Dez guardas municipais, seis agentes da Defesa civil e sete funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos retiraram o material, que está apreendido. Segundo os manifestantes, o poder público havia acordado em permitir a permanência das famílias no local, até que uma solução fosse encontrada.
- Tivemos uma reunião com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, na segunda-feira, e ele nos informou que poderíamos continuar com o protesto em via pública até que tudo seja resolvido, mas não foi o que aconteceu. A Defesa Civil e guardas municipais estiveram aqui e levaram tudo. Não nos permitiram ao menos retirar o que era nosso - falou a autônoma Eduarda Rocha, de 25 anos, uma das ocupantes.
O coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, que comandou a desocupação, disse que as famílias podem permanecer no local, mas não será permitida a aglomeração de material, ou construção de barracão, o que, segundo ele, caracteriza ocupação. - Eles podem permanecer no local em pé, sentados, mas não vamos mais tolerar qualquer tipo de ocupação - afirmou Ibiapina, ao destacar que, antes da ação dos órgãos, os manifestantes foram orientados a retirar o material da área pública.
Durante a reunião realizada entre a comissão de ocupantes, o setor social da Cúria Diocesana e o Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), o secretário Munir Francisco pediu à comissão que intermediasse junto às famílias a decisão pela retirada da via pública, tendo em vista a realização do cadastro das famílias que participam do movimento.

- A reunião que ficou marcada para amanhã, às 10h, continua marcada e então vamos continuar o diálogo, acho que o diálogo tem de prevalecer. Volto a dizer que não há necessidade de as famílias permanecerem no local causando desgaste às crianças e aos idosos - disse Munir Francisco, acrescentando que ontem esteve no local junto com a Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil para conhecer o terreno.
Ainda de acordo com o secretário, os móveis apreendidos serão devolvidos aos seus donos em seus endereços de residência, logo após a reunião de amanhã.


Fonte: Diário do Vale
Google Analytics Alternative