GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 16 de novembro de 2014

Vinhedo terá cães farejadores de drogas na Guarda pela primeira vez

Animais têm 6 meses de idade e não terão contato direto com entorpecentes.

Autorização para treinamento foi pedida há oito meses, diz comandante.

Do G1 Campinas e Região

A Guarda Municipal de Vinhedo (SP) terá, pela primeira vez, cães farejadores de drogas para auxiliar em ocorrências de combate ao tráfico e ao consumo de entorpecentes na cidade, inclusive nas ações das polícias Militar e Civil. Dois animais, de 6 meses de idade, iniciaram o treinamento para identificar crack, cocaína e maconha. A autorização para o aprendizado foi concedida pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, oito meses após o pedido feito pela corporação.
Os cães da raça pastor belga serão treinados por guardas qualificados para ensinar as técnicas de reconhecimento de entorpecentes. Segundo o comandante da Guarda, Osmir Aparecido Cruz, os animais não terão contato direto com as drogas. "Primeiro os cães treinam com um brinquedo e, quando ele já está acostumado com o objeto, é adicionado somente o odor das drogas ao brinquedo. Não há risco para eles'', explica.
O comandante explicou ainda que a autorização demorou porque o pedido precisa ser registrado no Poder Judiciário da cidade para, então, ser encaminhado para a Corregedoria. Os animais devem ser treinados por cerca de seis meses até que possam acompanhar as operações de combate ao crime. A atividade com os entorpecentes faz parte dos exercícios que os cães fazem por duas horas diárias. O canil da Prefeitura de Vinhedo existe há 15 anos e tem outros cinco cachorros que são qualificados para outros tipos de busca.
Cães passam por treinamento para reconhecer drogas em Vinhedo  (Foto: Guarda Municipal de Vinhedo)Cães passam por treinamento para reconhecer drogas em Vinhedo (Foto: Guarda Municipal de Vinhedo)
Google Analytics Alternative