GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Marinha do Brasil capacita guardas civis municipais de Guarujá em agentes de fiscalização

Um grupo de guardas civis municipais (GCMs) da Prefeitura de Guarujá está sendo capacitado pela Marinha do Brasil. O curso de Fiscalização de tráfego de embarcações e dos equipamentos náuticos, nas praias, teve início nesta quarta-feira (12). O aprendizado faz parte de um termo de convênio assinado em julho deste ano, entre a Prefeitura e a Marinha do Brasil. O treinamento foi oferecido a 40 guardas e estendido a dois agentes de fiscalização de postura e cinco agentes de trânsito.
Segundo o capitão de coverta e chefe de segurança de tráfego aquaviário da Marinha, Rômulo de Souza Santos Júnior, o documento prevê a contribuição do órgão marítimo em capacitar os GCMs. A Prefeitura e a Marinha do Brasil assinaram, na segunda-feira (10), o Termo de Convênio para promover a fiscalização do tráfego de embarcações e dos equipamentos náuticos nas praias da Cidade onde a atividade é regulamentada.
“A proposta é resguardar a integridade física dos cidadãos nas praias do Município e nas áreas de entorno. É extremamente importante que os agentes municipais colaborem conosco, pois, ninguém melhor que o Município para conhecer seus problemas e suas dificuldades. A contribuição que Guarujá está nos dando é muito grandiosa”, destaca o capitão.
(Foto: Raimundo Nogueira/PMG)
A comandante da Guarda Civil, Janete de Lima D'Ávila, pontuou que é um conhecimento a mais para os agentes. “Para nós é sempre muito bom o conhecimento e mais uma área em que podemos estar qualificados para atuarmos”, explicou. Ainda segundo a comandante, posteriormente o treinamento será estendido aos demais guardas. “Estamos verificando uma data, porque não podemos designar todo o grupamento de uma só vez, também precisamos verificar se a disponibilidade está adequada para Marinha”, justifica Janete.
O GCM e guarda ambiental, Odair Reis Cardoso, que participa do treinamento disse que “é uma oportunidade para nos reciclar e mais um leque de conhecimento aberto. Conhecimento nunca é demais”, afirma o guarda. De acordo com seu relato, sempre que surgem novos cursos procura participar. “Temos que aproveitar as oportunidades que nos são oferecidas”, pontuou.
O treinamento é aplicado pelo 1º tenente, João Vinícius Neves Schiavon, e foi dividido em duas turmas de 20, com quatro horas de aula. A capacitação prática ainda não tem data para ocorrer. Quando agendada, será de aproximadamente três horas de aula prática na praia.
Postos para manuseio de embarcações – Alguns dos postos destinados para o manuseio das embarcações devem ser observados se estão cumprindo a determinação e serão fiscalizados pelos agentes municipais. Os locais autorizados para lançamento de embarcações são: Praia da Enseada, no acesso para embarcações miúdas e pequenas pela rampa em frente à Marina Bub (antiga Marina Marsh Harbor) e embarcações de grande porte, próximo ao Condomínio Tortuga.
Já na Praia do Pernambuco, o acesso é somente para embarcações miúdas e pequenas, próximo à sede da Associação Amigos da Praia do Pernambuco. No Canal de Bertioga, o acesso é pelas rampas existentes nas marinas, garagens náuticas e condomínios.

A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.
Fonte: Diário do Litoral
Google Analytics Alternative