GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Módulo móvel da Guarda Municipal é instalado em Santa Felicidade

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Ideia do módulo é devolver o espaço público à comunidade
A Praça São Marcos, que fica em frente ao terminal de ônibus de Santa Felicidade, recebeu nesta quinta-feira (18) a Operação MMI (Módulo Móvel Itinerante) da Guarda Municipal de Curitiba. A unidade móvel permanecerá na praça por 15 dias, seguindo o modelo que vem sendo adotado nos últimos três meses.
A operação MMI consiste na presença física do módulo em um ponto fixo (em uma praça) e reforço nas rondas de policiamento pela região. O objetivo principal é devolver o espaço público à comunidade. “A operação é para diminuir o índice de uso e tráfico de drogas na região, de pequenos furtos e assaltos e também coibir o mau uso do espaço público para guardar drogas, ou objetos resultantes de furto ou roubo para posterior comércio”, explicou o diretor da Guarda Municipal, inspetor Claudio Frederico de Carvalho.
A Guarda Municipal trabalha simultaneamente com dois módulos móveis, sendo um posicionado na região central e outro em um dos bairros de Curitiba. “Os resultados têm sido positivos, com a diminuição do índice de criminalidade nos locais de atuação. As ações de rondas preventivas diminuem o número de ocorrências o que automaticamente reduz a prática de furtos, roubos, brigas e homicídios” explicou Carvalho.
Segurança
A instalação do módulo móvel em Santa Felicidade agradou aos moradores da região. “Quando se trata de segurança, qualquer ação é muito bem recebida pela população. E a adoção do Modulo Móvel Itinerante gera essa aproximação da população com a polícia, o que é muito bom. Com a implantação dessa operação, já que a comunidade vai poder se sentir mais segura”, afirmou Antônio Monteiro Sobrinho, presidente da Associação de Moradores do Jardim Gabineto.
Para Eduardo Mutschler, presidente do conselho fiscal da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Santo Antônio de Orleans, cada vez que o Estado ocupa os espaços públicos inibe que pessoas mal intencionadas façam mau uso deste espaço. “Hoje as famílias não têm segurança para transitar ou deixar seus filhos brincarem nas praças pela presença de marginais. Por isso esse tipo de operação implantada pela Guarda Municipal é importante. A ação devolve à comunidade um bem que é dela, no caso, a praça”.
A administradora regional de Santa Felicidade, Maria José Serenato, afirmou que a presença do Modulo Móvel na região demonstra que a administração municipal está atenta a toda a cidade e que a aproximação da guarda com a população vai gerar o planejamento de ações futuras e com maior eficácia.
Durante o lançamento da MMI na Praça São Marcos, Frederico anunciou, para os próximos meses, a descentralização do Núcleo Regional de Defesa Social de Santa Felicidade. “O Núcleo será transferido para o Jardim Pinheiros, uma região onde a população tem solicitado muito a presença da Guarda e onde existem diversos equipamentos públicos. Mas os guardas municipais ainda permanecerão fazendo rondas na rua da Cidadania”, afirmou o isnpetor. 
Operação
Nas próximas duas semanas, o módulo itinerante ficará fixo na Praça São Marcos e terá a presença constante de dois agentes. Além disso, num raio de seis a oito quarteirões, haverá rondas 24 horas, com viaturas e motos. Também será realizado um trabalho de aproximação da Guarda Municipal com a população.
Após esse período de 15 dias, a Guarda Municipal continuará realizando rondas e pede à população que colabore com a segurança do bairro fazendo denúncias pelo telefone 153.
Desde abril, quando foi lançada, a Operação MMI já passou pelas praças 29 de Março, nas Mercês; Abílio de Abreu, no Guabirotuba; Carlos Gomes e Osório, no Centro, Parque Cambuí, na Fazendinha e Praça Joaquim M. de Almeida Torres, na Vila Hauer.
Google Analytics Alternative