GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 25 de julho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) COMPLETA 46 ANOS DE HISTÓRIA


Foto do primeiro efetivo da Guarda Municipal de Jacobina, criada em 24 de julho de 1967.
Criada durante a administração do então prefeito José Prado Alves (Zuquinha Prado), em 24 de julho de 1967, a Guarda Municipal de Jacobina completa, nesta quarta-feira, 24, os seus 46 anos de fundação com uma história de muitas dificuldades e até mesmo de uma quase extinção nos idos dos anos 70, quando esteve relegada ao esquecimento das suas funções de segurança patrimonial, mas conseguindo resistir a todos os percalços.
Inicialmente instalada para proteger o patrimônio municipal, conforme suas funções orgânicas, o Corpo a Guarda logo se viu instado a colaborar com a segurança pública ostensiva da cidade, distritos e povoados, uma vez constatar-se a precariedade do efetivo policial militar da época, criando condições favoráveis a sua atuação também na segurança das pessoas em locais como praças públicas e feiras livres da sede e interior, o que invariavelmente causava incidentes por conta do despreparo de alguns integrantes, que usavam armas de fogo e cassetetes em suas ações adicionais. "Incidentes sempre ocorriam, mas a gente gostava de ver os 'meninos' por perto, porque eles acabavam ajudando a separar brigas e confusões", relembra D. Dalva Nascimento 78 anos, que mantinha uma banca de verduras próximo ao mercado velho, na feira livre da cidade, à época, realizada ao longo da Avenida Orlando Oliveira Pires.

Para Maximiano S. O. dos Santos, 81 anos, residente no bairro da Bananeira, a guarda sempre foi importante na vida de Jacobina. "Eu me lembro que os guardas eram chamados para resolver encrencas e confusões até na região do baixo meretrício, o brega...quantas vezes eu vi a guarda prender assassinos e ladrões aqui na cidade...quando os guardas prendiam alguém roubando na feira, eles saiam com o camarada agarrado pelo pescoço e levava até a delegacia, que ficava atrás do prédio da Câmara de Vereadores, e até chegar lá, por onde passava, o povo vaiava o bandido", conta com certo saudosismo.
Mas o tempo passou e a nossa Guarda Municipal evoluiu, tanto em efetivo nas ruas e repartições como em qualificação profissional, conseguindo uma transformação gradual, que possibilitou aperfeiçoar suas atividades, apesar de ainda merecer maior atenção dos nossos governantes.  Entre as principais conquistas da GM nesses últimos anos, estão: Instrutor de armamento e tiro próprio; área de treinamento com estande de tiro; equipamentos de proteção individual e coletiva (capacetes, cintos de guarnição completo, escudo para controle de distúrbio civil, etc.) de última geração; sistema de radiocomunicação; número 153 para atendimento ao público (número nacional exclusivo destinado as Guardas Municipais); comando de carreira próprio exercido por um Guarda Municipal efetivo da instituição; treinamento constante em diversas áreas (Curso de Comando de Guardas, Procedimentos Operacionais Padrão, Normas Gerais de Atuação, Defesa Pessoal, etc.) e novas viaturas conseguidas junto ao executivo e à parceria com a Yamana Gold. Portanto, aqui vão os parabéns da equipe do cidadaodopovo à família Azul-Marinho.
Extraído de: Febaguam.blogspot
Google Analytics Alternative