GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 11 de julho de 2013

“O fator previdenciário não pode continuar”, afirma Renan Calheiros em reunião com as centrais

Reunião Das Centrais Com Renan Calheiros1 E1373416258376

Na tarde de hoje (9), as centrais sindicais foram recebidas pelo presidente do Senado Renan Calheiros para debater a pauta trabalhista. Antonio Neto participou da reunião, representando a CSB, e ouviu de Calheiros o firme compromisso com o fim do fator previdenciário.
O presidente do Senado foi enfático ao dizer que o atual modelo de aposentadoria deve acabar. “O fator previdenciário não pode continuar. Embora tenhamos de encontrar uma nova regra que atenda à sociedade, e com a qual ela esteja de acordo, não podemos mais manter o fator”, ressaltou Renan Calheiros.
Para o parlamentar, o momento é importante para que a sociedade e o Congresso coloquem em pauta alternativas para a substituição do modelo atual – como a discussão do projeto 85/95, que concede aposentadoria integral quando a soma da idade do segurado com seu tempo de contribuição for 85 para mulheres e 95 para homens, mantendo-se o tempo mínimo de contribuição (30 anos para mulheres e 35 para homens).
Antonio Neto considerou importante a manifestação do presidente do Senado de acabar com o fator previdenciário e destacou a atuação do PMDB no papel de defesa dos trabalhadores. “A decisão da executiva nacional do partido, na última reunião, reafirmou o apoio do PMDB à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, ao fim do fator previdenciário e a outros prontos da pauta trabalhista”, ressaltou.
O presidente da CSB relembrou a ação da entidade, promovida no final de fevereiro, no Congresso para destravar a pauta trabalhista na Casa. “Viemos aqui em no começo do ano para defender também outras questões importantíssimas para os trabalhadores, como a regulamentação da Convenção 151 da OIT e o fim da demissão imotivada”, reiterou Neto.
A questão do veto ao projeto que permite o uso de armas pelos agentes penitenciários fora do horário de serviço também foi enfatizada por Antonio Neto a Renan Calheiros durante a reunião. “Recebemos a notícia de que um agente penitenciário foi assassinado hoje. Isso mostra que é inadmissível proibir o porte de arma para os agentes fora do horário de serviço. Eles precisam andar armados. É uma questão de vida para a categoria”, enfatizou o presidente da CSB.
Encontro com Valdir Raupp
Mais cedo, os dirigentes das centrais sindicais se reuniram com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) também para debater a pauta unitária dos trabalhadores. O parlamentar e seu partido são essenciais junto ao Congresso Nacional para destravar os projetos parados na Casa.
Reunião das centrais com Valdir RauppNa reunião, foram definidos pelas centrais os vetos a terem prioridade de análise e votação no Congresso para a próxima semana. As entidades defenderam como emergenciais:
- Veto do Projeto de Lei 3.299/08, que prevê o fim do fator previdenciário;
- Veto do artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 que permitia o aumento do salário dos aposentados;
- Veto de dispositivos da Emenda 29, que prevê mais recursos para a saúde.
Em paralelo, o movimento sindical luta para manter o veto do ex-presidente Lula à Emenda 3 da Constituição, que estimulava a precarização dos direitos trabalhistas. Com a manutenção do veto, as empresas que desrespeitam o contrato de trabalho protegido pela CLT podem ser autuadas e/ou fechadas.Reunião das centrais com Valdir Raupp1
Para Antonio Neto a prioridade da análise dos vetos definidos pelas centrais e a manutenção do veto à Emenda 3 protegem a classe trabalhadora. “Precisamos que o Congresso aja com rapidez na análise dessas pautas, porque elas são fundamentais para os trabalhadores e o desenvolvimento do Brasil”, defendeu o presidente da CSB.
Nesta quinta-feira, a CSB e as demais centrais sindicais promovem o Dia Nacional de Luta, Greves e Paralisações para sensibilizar o governo e o Congresso a atenderem aos principais pontos da pauta trabalhista.
Veja a pauta defendida pela entidade:
• Fim do Fator Previdenciário;
• Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial;
• Reajuste digno para os aposentados;
• Mais investimentos em saúde, educação e segurança;
• Regulamentação da Convenção 151 da OIT;
• 30 horas para profissionais de enfermagem;
• Transporte público de qualidade;
• Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização;
• Reforma Agrária;
• Fim dos leilões do petróleo.


Google Analytics Alternative