GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Segurança da Copa de 2014 começa a ser definida

Brasília, 14/05/2010 (MJ) – Ainda faltam quatro anos para o início da competição, mas as discussões sobre ações voltadas à segurança pública da Copa do Mundo de 2014 no Brasil já tiveram início.
Encerrou-se nesta sexta-feira (14) em Brasília um encontro entre policiais militares, civis, corpos de bombeiros, peritos criminais e guardas municipais das 12 cidades-sede do mundial. Durante cinco dias, eles discutiram e trocaram experiências sobre inteligência, ações táticas e operacionais, perícia, capacitação de efetivo, compra de materiais, prevenção e repressão e cultura de paz, entre outros assuntos. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
A intenção é que as experiências locais bem sucedidas sejam replicadas nos outros estados onde também acontecerão jogos da Copa. Tudo o que foi discutido em Brasília será sistematizado em um documento a ser finalizado nos próximos dias.
Uma nova reunião entre as autoridades da área de segurança pública e a União deve acontecer em agosto, quando novas estratégias serão traçadas a fim de estabelecer um cronograma de ações preparatórias até 2013. A idéia da Senasp é fortalecer as estruturas de segurança dos estados e investir na capacitação dos profissionais de segurança.
“O pontapé inicial (para as ações de segurança com vista à Copa 2014) foi dado esta semana. Os times já estão em campo. As estratégias agora serão definidas e executadas”, afirmou o coordenador do Grupo de Trabalho da Copa 2014, coronel Henrique Borri que comanda o GT ligado à Senasp.
Entre as ações, estratégias de combate ao tráfico de pessoas e de drogas, policiamento comunitário, aumento de efetivo, policiamento de fronteiras terrestre e marítima e aviação policial, entre outras.
Para o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, o país está no caminho certo. “Hoje o Brasil é protagonista no cenário mundial. Só na área de qualificação profissional a distância, a Senasp capacita atualmente 167 mil policiais em diversos assuntos. Para a Copa, cada polícia poderá contribuir com o que tem de melhor”, defendeu.
Fonte:ministério da Justiça
Google Analytics Alternative