GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Município inaugura Centro de Comando e Controle Integrado de Segurança Pública

VOLTA REDONDA
Foi inaugurado oficialmente no final da manhã de ontem o Centro de Comando e Controle Integrado de Segurança Pública (Ciosp), que há quase duas semanas está em funcionamento, anexo à Rodoviária Francisco Torres, onde funcionava o Centro de Controle de Trânsito (CCT). Durante a cerimônia de inauguração, o governador Sérgio Cabral elogiou a iniciativa do prefeito Antonio Francisco Neto (PMDB) por investir na segurança pública em prol da população. Para Cabral, trata-se de um exemplo de integração das polícias Civil, Militar, Guarda Municipal e governo municipal que deve ser copiado por outros chefes de municípios com mais de 60 mil habitantes.
De acordo com o governador, melhorando a segurança em Volta Redonda o sistema servirá de referência nacional; “É um ótimo sistema de segurança. É bom, bonito e barato. Os prefeitos de outras cidades da região devem conhecer o projeto e instalar em suas cidades”, sugere o governador, lembrando que a segurança é um compromisso de todos.
Em seu discurso, o prefeito Neto agradeceu o apoio do Estado para a instalação do Ciosp e garantiu que o espaço servirá de referência não só para a região, mas para todo o País. Ele disse ainda que o projeto é uma prova de que a segurança pública não é obrigação somente do Estado, mas sim de todos. “A realização desse projeto é um passo importante para a segurança do nosso município. Queremos agradecer o apoio do Governo do Estado, como também das polícias Civil, Militar e da Guarda Municipal. Juntos vamos continuar trabalhando para a segurança de nossa população”, discursou Neto.
SISTEMA PIONEIRO
O prefeito Neto lembrou que o sistema é pioneiro no Brasil e vai centralizar as chamadas para diversos serviços de emergência. O Ciosp conta com uma central de monitoramento de 60 câmeras de segurança espalhadas por todo o município, integradas com mapas de satélite e um sistema de posicionamento global (GPS). De acordo com o prefeito, o sistema custou R$ 1,5 milhão para unificar as forças de segurança com atendimento a partir de uma única central.
Com a instalação do Ciosp, as ligações de emergência feitas pela população para as polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, Central de Ambulância e Corpo de Bombeiros serão redirecionadas para o Ciosp, que vai providenciar o atendimento num prazo mais rápido. “Com equipamentos de última geração, o sistema localiza as viaturas mais próximas para atender ao chamado. Além disso, com os veículos equipados com GPS, o Ciosp monitora durante 24 horas a localização dos veículos de todas as forças”, explica o prefeito, lembrando que além disso as câmeras de segurança estão integradas para fornecer imagens da cidade à central. “O maior investimento foi em tecnologia”, completa Neto. Ele disse ainda que somente o telão, onde todas as informações são visualizadas, teve o custo de R$ 500 mil.
Durante a inauguração oficial do Ciosp o comandante do 28º BPM, coronel Licínio Fróes, recebeu do governador Cabral dez novas viaturas para a corporação, quatro blazers e seis gols. Entre outras autoridades, estiveram presentes na inauguração do Ciosp o delegado titular da 93ª Delegacia Legal, de Volta Redonda, Alexandre Leite, o diretor do Fórum de Volta Redonda, juiz Luiz Eduardo Canabarro, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio da Silva, o comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro e o comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Duarte.
Fonte: avozdacidade
Google Analytics Alternative