GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

GUARDA CIVIL FECHOU 2014 COM 78 VEÍCULOS RECUPERADOS E O PRIMEIRO MÊS DO ANO COM SALDO POSITIVO PARA POPULAÇÃO COM MAIS 20 VEÍCULOS



A Guarda Civil de Sorocaba, dentre os inúmeros serviços prestados à população, obteve o êxito na recuperação de 18 veículos com queixa de furto e roubo e 02 veículos com adulteração de chassis no decorrer do mês de Janeiro de 2015, fato que gerou 03 prisões em flagrante por Receptação e 01 Ato Infracional pelo mesmo crime.
No decorrer do ano de 2014, conforme dados publicados no Jornal do Município, a Guarda Civil de Sorocaba recuperou 78 veículos com registro de furto ou roubo. Ao realizar o balanço do primeiro mês de 2015, a GCM fecha com um acréscimo significativo de 200% com relação à média anual registrada no ano anterior (de 07 veículos ao mês), esse aumento é justificado pela sintonia existente entre a Comunidade, a Tecnologia e a Corporação.
O apoio direto da população através de denuncias, na grande maioria das vezes anônimas, informando sobre a suspeita de veículos estacionados, abandonados em locais ermos ou sobre carros estranhos à rotina habitual, são importantes e contribuem para o êxito nas localizações de veículos produto de ilícito. Demonstrando a confiança que a comunidade emprega ao serviço prestado pela Guarda Civil, 24 horas por dia no registro das mais de 450 ligações atendidas diariamente pela Central de Atendimento da GCM nos telefones (15) 32129400 e 199 (GCM/Defesa Civil).
Além do valioso apoio do cidadão de bem comprometido com a sociedade, podemos atribuir à Tecnologia como um dos fatores aliados aos bons resultados obtidos recentemente. O Centro e Operação e Inteligência da Guarda Civil, COI, possui um sistema de Vídeo Monitoramento composto de 42 câmeras instaladas nos diversos próprios e espaços públicos municipais em pleno funcionamento, captando imagens e ações suspeitas dentro dos espaços públicos que possibilitam o flagrante de ações delituosas em tempo real ou mesmo impedir que tais atos aconteçam, permitindo uma resposta mais rápida e efetiva das viaturas para o pronto atendimento. Outra ferramenta é o Sistema INFOSEG, que permite a pesquisa de registro de queixa de furto e roubo através da consulta de placas ou pelo número do chassi via online, além da consulta quanto antecedentes criminais de pessoas averiguadas em situações suspeitas, o que agiliza as ações dos guardas civis, dando o devido encaminhamento e providências cabíveis.  
Somando aos dois fatores descritos anteriormente, o terceiro e tão importante quanto, é a ação efetiva de cada um dos agentes da Guarda Civil, que devidamente capacitados são distribuídos nas diversas equipes operacionais especializadas de patrulhamento preventivo (Patrulha Comunitária, Patrulha Escolar, Patrulha Bike, Patrulha Trânsito, Ronda Municipal e Bases Comunitárias), unidos esforços aos guardas que atuam como operadores de Câmeras, que visualizam e filtram as imagens captadas, dos atendentes da Central telefônica do COI, ao receberem as denuncias e solicitações agilizando o atendimento dando o devido direcionamento, quer seja uma simples orientação ou o imediato informe aos controladores de rádio, que distribuem as ocorrências para as equipes mais próximas uma pronta resposta. A soma desses esforços para melhor atender a população é o que possibilita resultados tão positivos e demonstra o empenho, o profissionalismo e o tirocínio dedicados ao bem estar e segurança de todos.
A Guarda Civil Sorocaba agradece a confiança demonstrada pela população ao trabalho exercido pelos seus 400 agentes e reforça sobre a importância da parceria e sintonia entre a Comunidade e a Corporação, para melhor atender os anseios de uma sociedade mais segura e digna para todos.

enviado por Simone Liuti Rosa
Relações Comunitárias GCM Sorocaba

Google Analytics Alternative