GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Integração é receita de sucesso do Ciosp em Mato Grosso

Sistema centraliza serviços de segurança à população

Meneguini/Secom-MT

Ciosp em permanente vigilância dando tranquilidade ao cidadão
SECOM MT


O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é um dos poucos no país que ainda reúne as instituições de segurança pública estadual e municipal em um mesmo espaço físico. O último órgão que integrou o local foi a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), com objetivo de melhorar o trânsito em Cuiabá.

O Ciosp começou a operar em 2004, com a presença das forças de segurança estadual: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Politec, além do Serviço do Samu, que permaneceu até 2007.

Com o passar dos anos, o Estado uniu esforços com o município, o que possibilitou a vinda do primeiro órgão de segurança municipal para a estrutura do Ciosp, que é a Guarda Municipal de Várzea Grande. A parceria entre os poderes alcançou resultados positivos e serviu de exemplo de sucesso para outras prefeituras, como a de Cuiabá, que, em 2012, se uniu ao Ciosp por meio da SMTU.

Os agentes de trânsito da SMTU iniciaram o trabalho de fiscalização nas ruas e avenidas da Cuiabá por meio das 56 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da Capital. Além de acompanhar o trânsito da cidade pelo sistema de videomonitoramento, os agentes possuem acesso a bancos de dados e softwares para fiscalizar os condutores e veículos que circulam pelas ruas e avenidas de Cuiabá.

Atuando no Ciosp, os agentes podem ainda registrar congestionamentos que se formam por motivos diversos, com pequenos acidentes, e também podem acionar a equipe que estiver mais próxima para atender a ocorrência, contribuindo assim com a segurança.

O Ciosp trabalha dentro da política de segurança pública do Estado de integração das forças policiais visando à repressão e prevenção de crimes e acidentes. Com a realização da Copa do Mundo, na cidade Cuiabá, em 2014, o Ciosp receberá uma nova estrutura e passará a ser chamado de Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). A ampliação do espaço irá possibilitar a vinda de novos órgãos para o local, como as forças armadas - Marinha, Aeronáutica, Exército Brasileiro - Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional terá um ambiente de mais de mil metros quadrados. “Vamos dobrar o atendimento do Ciosp, melhorar a qualidade dos equipamentos e sistemas para garantir um serviço de qualidade. Esse grande centro de operações será o cérebro da Segurança Pública de Mato Grosso”, destacou Bustamante.
Fonje: Midia Mix
Google Analytics Alternative