GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Paz na Escola capacitará Guardas Municipais


ARACAJú
A partir da próxima terça-feira, 25, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará capacitação com agentes da Guarda Municipal, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). A ação integra as atividades paralelas de fortalecimento do Programa Paz na Escola, implantado na rede de ensino em julho deste ano.
O objetivo é levar conhecimentos sobre o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, proporcionando maior agilidade e qualidade na ação de educação preventiva sobre drogas, seja na escola, família ou na comunidade. A capacitação será ministrada pela Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco, consultora em Direitos da Criança e do Adolescente.
“A gente precisa fazer com o que todos os equipamentos que integram a rede de defesa dos direitos da criança possam ter um conhecimento ampliado do papel de cada um e quais os tipos de ação que podem ser adotadas dentro do universo da escola, contemplados pelo que define o Estatuto da Criança e do Adolescente. É preciso desenvolver políticas permanentes de combate à violência contra nossos meninos e meninas, construindo um movimento de disseminação de ações e valores pacíficos”, afirma a Secretária.
A capacitação terá duração de três dias. A partir das orientações que irão receber, os guardas municipais se transformarão em multiplicadores de informações preventivas sobre drogas, ou seja, promotores e agentes da cultura de paz. Uma vez que se anteciparão a ação de traficantes e da violência na escola, na família e no vasto entorno social.
Segundo a secretária, esse esforço cooperativo entre Escola e Guarda Municipal é imprescindível para o reforço aos fatores de proteção. “A ideia de que o sistema de segurança não pode atuar em relação às crianças e, principalmente, em relação aos adolescentes diante da prática do ato fracional é uma ideia descabida. A lei não contempla a impunidade. Essa é uma forma da Secretaria de Educação contribuir com a construção da rede já que a escola e o sistema de segurança são integrantes dela”, ressalta Josevanda.
Atuação
O programa Paz na Escola compreende quatro eixos: proteção aos direitos, cultura e arte, esportes e capacitação; e tem como finalidade reforçar o papel da escola no processo de fortalecimento das relações sociais, aprimorar os conhecimentos que envolvem a defesa dos direitos das crianças e jovens, além de oportunizar experiências de atividades integradas e socializadoras.
Inicialmente as ações se concentram em quatro escolas: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Laonte Gama no Conjunto Padre Pedro; Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; Emef OviêdoTeixeira, no bairro Olaria. Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados.
“O objetivo do programa é distanciar as unidades públicas de ensino da situação de vulnerabilidade, a fim de proporcionar melhores condições de aprendizagem para crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Educação.
Google Analytics Alternative