GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Casos de jovens traficantes sobem 33%


Menores de idade entram cada vez mais cedo para o mundo obscuro das drogas na região de Sorocaba Dados da Polícia Civil mostram que o número de flagrantes de tráfico de entorpecentes cresceu em 2012. Nos primeiros sete meses do ano, os casos registrados aumentaram 18,81%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já os atos infracionais de tráfico, que envolvem adolescentes, aumentaram em 33,9%, em comparação ao mesmo período. Ilustrando este problema, vários casos de atos infracionais que envolvem drogas foram registrados em toda a região nesta quarta-feira.Envolvidos / Pela manhã, dois policiais militares da Força Tática de Votorantim flagraram dois adolescentes, de 15 e 17 anos, com uma porção de maconha na avenida Reverendo José Manoel da Conceição, na área central da cidade.Segundo informações da PM, os jovens estavam em uma consulta na Casa do Menor com o entorpecente no bolso da bermuda: ambos estão em liberdade assistida por causa do envolvimento com o tráfico de drogas.A dupla, que já é conhecida da PM, notou a aproximação da viatura e tentou evitar a abordagem. “Quando encontramos a droga e soubemos onde eles estavam, ficamos indignados. Como é possível tratar o envolvimento com o tráfico levando maconha na consulta com uma psicóloga?”, questiona o sargento da PM Mota, que apreendeu a dupla junto com os soldados Capelli e Jonatas. Os jovens foram levados à Delegacia Central, onde o jovem de 15 anos, que portava a droga, foi autuado. Ambos foram liberados.Primeira vez / A Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Sorocaba flagrou um jovem de 12 anos comercializando entorpecentes na manhã de ontem, em uma rua do Jardim Santa Helena.Segundo os GCMs, o jovem jogou uma embalagem ao notar a aproximação da viatura e por isso foi abordado. Com ele foram apreendidas cinco porções de entorpecente. 

Após ser questionado, o adolescente confessou que estava vendendo drogas. Com o apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), um terreno nas proximidades foi revistado. No local, várias porções de drogas foram encontradas enterradas em pontos diferentes. Ao todo foram apreendidas 100 porções de maconham 12 flaconetes de cocaína e outros 19 de crack. O adolescente teve o primeiro ato infracional de tráfico de entorpecentes registrado em seu nome e foi liberado.

Na mochila/ De acordo com a Polícia Civil de Piedade, a mãe de um menino de nove anos encontrou uma porção de maconha na mochila escolar do filho, na manhã desta quarta. Indignada, ela procurou a escola municipal na qual o garoto estuda, exigindo explicações sobre o fato.

A diretora da unidade de ensino resolveu acionar a Polícia Militar, que levou o entorpecente até a delegacia. O menino, que mora na zona rural da cidade, não soube explicar onde a droga foi adquirida e nem o que faria com ela.

O Conselho Tutelar esteve na delegacia para atender a família e, após o registro da ocorrência, o garoto foi liberado.

Lei protege crianças que são flagradas com drogasNo caso registrado em Piedade, envolvendo um menino de nove anos, que estava com uma porção de maconha em sua mochila escolar, a delegacia do município apreendeu a droga e nenhum ato infracional foi registrado. Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), na lei 8.069/90, somente os adolescentes (entre 12 anos completos e 18 anos incompletos) podem cumprir medida socioeducativa em decorrência da prática de ato infracional.

Com isso, as crianças (de zero anos a 12 anos incompletos) que se envolve em atos criminosos têm seus direitos assegurados pelo ECA, que prevê tais atos como indisciplinares. 

“Estas crianças não são punidas, mas serão encaminhadas para o Conselho Tutelar, que irá aplicar uma série de medidas protetivas para evitar que a indisciplina volte a ser praticada”, explica o delegado José Augusto Pupin, responsável pela Diju (Delegacia de Infância e Juventude de Sorocaba).
Menor armazena entorpecentes em matagal e é detidoFlagrado comercializando entorpecentes no Jardim Betânia, um  adolescente de 17 anos foi apreendido e levado ao Plantão Policial Sul, na noite desta terça.

Conforme informou a Guarda Civil Municipal, um morador indignado com a atitude ilícita do garoto fez sinal para a viatura, que estava patrulhando e informou onde o rapaz estava.

Ao entrarem na rua Serafim de Souza, os GCMs encontraram o menor vendendo drogas diante de um bar. Ele foi abordado e em seu bolso foram apreendidas algumas porções de entorpecentes. Questionado, o jovem tentou negar, mas acabou confessando que é usuário de drogas e que a venda de entorpecentes servia para sustentar seu vício. 

O jovem havia saído da Fundação Casa há dois meses, onde esteve internado. Em um matagal nas proximidades, os guardas localizaram mais drogas. Ao todo foram apreendidas 117 flaconetes, entre crack e cocaína. O jovem negou que os entorpecentes do matagal lhe pertenciam. Ele foi liberado.
Fonte:Rede Bom Dia
Google Analytics Alternative