GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Moradores usam faixas para exigir mais segurança pública

Furtos e roubos lideram a lista de crimes no município de 14 mil habitantes e que não tem Guarda Municipal.

 
Um grupo de moradores de Engenheiro Coelho espalhou faixas em protesto à falta de segurança na cidade, que não tem Guarda Municipal. Para os moradores, o efetivo da polícia é insuficiente, tanto no patrulhamento quanto na investigação.
Os crimes que lideram os índices de violência em Engenheiro Coelho são furtos e roubos, segundo a estatística da Secretaria de Segurança Pública na quinta-feira (26). Esses crimes são os mais praticados nas 17 cidades com menos de 16 mil habitantes na região de Campinas.
Quadrilhas
Algumas quadrilhas se especializaram em furtos e roubos, segundo Rogério Ribeiro de Carvalho, consultor de segurança. “Bandidos procuram facilidade de ação e o município menor não está preparado em segurança pública. Isso aumenta os crimes planejados, como roubos e furtos”. As condições tranquilas de trânsito, afirma, também ajudam na hora da fuga.
Segundo o arquiteto e professor universitário Edison Favaro, o delegado da cidade faz somente atendimentos esporádicos e a quantidade policiais militares é insuficiente. Adilson Heremann, morador de Engenheiro Coelho, teve sua casa assaltada duas vezes, mesmo com o investimento da família em cercas elétricas, alarmes e câmeras de segurança. Há uma semana, sua família foi feita refém por 40 minutos. Ele revela que foi libertado porque um vigia contratado pelos moradores, que percebeu a movimentação na casa. “Você pode investir o quanto quiser em segurança interna e externa. Não vale nada, na rua, não tem ninguém que nos proteja. Nós exigimos a Guarda Municipal e câmeras de segurança pela cidade”, desabafa Heremann.
Em comunicado, a prefeitura de Engenheiro Coelho informou que aguarda a liberação da Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) para início do processo de licitação para aquisição e instalação das câmeras de segurança. A prefeitura informa também que a partir da segunda-feira (30) a construção da delegaria será iniciada. Ainda não há prazo para a implementação da Guarda Municipal na cidade.
Fonte: EPTV
Google Analytics Alternative