GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Patrulha Ambiental ganha base de operações no Aeroparque

Unidade é composta por 13 guardas municipais, que têm à disposição, 24 horas por dia, duas viaturas, sendo um automóvel e uma motocicleta, devidamente caracterizadas para dar atendimento às ocorrências, sempre que forem solicitados.
A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Paranaguá desde o início de fevereiro vem atuando em uma nova base, sediada no ponto de embarque e desembarque de passageiros no Aeroparque. A unidade é composta por 13 guardas municipais, que têm à disposição, 24 horas por dia, duas viaturas, sendo um automóvel e uma motocicleta, devidamente caracterizadas, para dar atendimento às ocorrências, sempre que forem solicitados.
O secretário municipal de Defesa Social, Paulo Emmanuel do Nascimento Júnior, informa que a criação da nova base da Patrulha Ambiental visa, além de reforçar a vigilância no Aeroparque, dar maior suporte à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que tem sua sede próxima do local. "Todas as ocorrências comunicadas pela Semma serão atendidas por essa patrulha, que também fará a segurança das pessoas que freqüentam o Aeroparque", destaca.
Ainda de acordo com o secretário, a partir deste mês a Patrulha Ambiental está procedendo as notificações de infrações contra o meio ambiente além de fazer a fiscalização em áreas de preservação permanente no município. "Entre as finalidades da unidade, está combater a poluição sonora e visual, derramamento de resíduos em vias públicas, desmatamento, queimadas, maus tratos a animais, danos ao patrimônio ambiental do município e invasão de áreas de manguezais e de preservação permanente", disse Paulo Emannuel.
Recentemente, a Patrulha Ambiental participou de uma operação conjunta com a Polícia Militar, visando inibir a invasão de terras da Prefeitura na Ilha dos Valadares, e também deu apoio às equipes da Companhia de Polícia Ambiental da PM, que fizeram apreensões de pássaros silvestres capturados ilegalmente no município.
Treinamento
Com o objetivo de capacitar os agentes da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, em breve eles estarão participando de um curso de proteção e educação ambiental, que será ministrado pelo capitão Tavares Júnior, comandante da 1.ª Companhia de Polícia Ambiental da PM, que atua em todo o Litoral.
"Este treinamento tem por finalidade que todos os integrantes da Patrulha Ambiental estejam preparados para prestar um serviço de alta relevância ao meio ambiente em nossa cidade, principalmente na questão do lixo que é descartado em locais impróprios", declarou o GM Almindo Lacerda, inspetor da Patrulha Ambiental.
Além do treinamento com a Polícia Ambiental entre 27 de fevereiro e 3 de março, o contingente participará de um curso promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente abordando a segurança do patrimônio ambiental e procedimentos de fiscalização.
Autor: Osvaldo Capetta com Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal de Defesa Social
Google Analytics Alternative