GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 24 de abril de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ MG ESTARÁ EM BREVE NAS RUAS, GARANTE SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL

      Secretário de defesa social  de Itajubá  Antônio Dias de Oliveira
O secretário da recém-criada pasta de Defesa Social, Antônio Dias de Oliveira, afirmou que a Secretaria Municipal de Administração irá divulgar, em breve, o edital para o concurso para integrar a Guarda Municipal.
Ana Paula Ribeiro
São previstas 15 vagas, porém Antônio Dias disse que este número pode aumentar gradativamente, de acordo com as condições financeiras do município.
Ele disse que o número não é o ideal para suprir a demanda da cidade. “Se tivermos condições de colocar dois guardas em cada praça de Itajubá, eu acho que já estaríamos contribuindo em mais de 50% para a segurança da cidade”, ressaltou.
Antônio ressaltou que a secretaria não é titular do policiamento ostensivo, mas, sim, uma entidade que, em parceria com as polícias Civil e Militar, vai estar presente na área de segurança pública com intuito de reforçar o trabalho do Estado. “A Guarda não vai fazer o serviço das polícias, porque isso é uma competência do Estado. Ela vai auxiliar os policiais na proteção da sociedade; ela vem contribuir, acrescentar”, enfatizou.
O secretário alertou que os guardas municipais não irão prender nenhum cidadão, pois isto é da competência da autoridade constituída: policiais, com o flagrante, e juiz, na emissão de mandados. “A Guarda Municipal vai fazer o serviço que
todos os segmentos de polícia ostensiva fazem, na apresentação do conduzido e do cenário do crime à autoridade policial. Qualquer pessoa do povo pode prender quem esteja cometendo um crime, em uma situação de flagrante”, afirmou.
Antônio Dias explicou que a Guarda Municipal tem por finalidade manter a ordem e a segurança pública, realizar atuação fiscalizadora e administrativa no regular exercício do poder de polícia de trânsito, realizar policiamento preventivo e disciplinar, além de proteger os cidadãos e os bens públicos, entre outros.
Municipalização do trânsito
Outra meta do novo secretário é municipalizar o trânsito em breve. Ele explicou que o Executivo, como determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro, assumirá a fiscalização, a organização do trânsito municipal e também será responsável quanto à aplicação de multas. “Uma porcentagem maior da arrecadação das multas será da Prefeitura. Iremos fazer um convênio com o Detran (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), para que gerencie essa cobrança das multas. Isso já é feito; porém o Estado fica com 50% das multas aplicadas na área do município, e outra coisa: nós não temos controle nenhum sobre isso. A partir da
municipalização, o que for do município será depositado integralmente”, frisou.
O secretário enfatizou que, hoje, a Polícia Militar é responsável por gerenciar o trânsito local e que, com a inserção da municipalização e da Guarda Municipal, a PM estará liberada para exercer suas atividades de policiamento ostensivo.
Ele salientou que, hoje, a prefeitura gasta um valor ‘imenso’ para manter os convênios, através do Estado, com as polícias Civil e Militar.
A nova pasta
A Secretaria Municipal de Defesa Social também será responsável pelos departamentos de Trânsito e de Defesa Civil, já existentes na prefeitura, mas, antes, ligados à Secretaria Municipal de Obras. Duas outras diretorias foram criadas: o comando da Guarda Municipal e a Junta Administrativa de Recursos Interpostos (Jari), necessárias para a administração do trânsito. Tanto a criação da secretaria quanto a mudança dos departamentos passaram por aprovação no Legislativo.
Extraido de:guardasmunicipaismg.com.br
Google Analytics Alternative