GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ciosp vira pauta política sobre segurança em Niterói


Divulgação
Volta Redonda (RJ)

A equipe que cuida da campanha de Rodrigo Neves (PT), candidato a prefeito de Niterói, no Grande Rio, esteve ontem (24) e hoje em Volta Redonda para acompanhar o funcionamento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O petista tem como uma das principais metas de seu plano de governo instalar um centro nos mesmos moldes do de Volta Redonda para melhorar a segurança em Niterói.
Implantada há cerca de dois anos e meio, a iniciativa da prefeitura já serviu de modelo para uma unidade que funciona na capital. Os publicitários filmaram as instalações do Ciosp e acompanharam as ações desencadeadas a partir das chamadas telefônicas direcionadas ao órgão.
- O retorno mais importante que o Ciosp pode dar é no apoio à redução da criminalidade em Volta Redonda. Os números do ISP (Instituto de Segurança Pública) confirmam essa tendência de queda da violência no município e é natural que nosso modelo esteja inspirando novas iniciativas - disse o major Rodrigo Ibiapina, coordenador do Ciosp.
A equipe da campanha de Rodrigo Neves visitou as instalações do Ciosp, anexo à Rodoviária Francisco Torres e conheceu a rotina da equipe de atendentes que recebe os chamados para o órgão - que reúne todas as forças de segurança públicas que operam no município, como Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O Ciosp controla ainda o sistema de câmeras de vigilância da cidade - e também a sala de comando central, em um telão onde são monitoradas as câmeras, as ocorrências e todas as viaturas da Guarda, da Central de Ambulâncias de Volta Redonda e da PM.     
Ibiapina ressaltou que as visitas ao Ciosp são cada vez mais constantes por parte de prefeituras interessadas em repetir o modelo implantado em Volta Redonda.
- Os resultados dessa ferramenta de segurança pública extrapolaram os limites do município e do Estado do Rio. Hoje recebemos ligações e visitas de prefeituras e secretarias de segurança pública de todo o Brasil, interessadas em saber como este modelo funciona, quais os equipamentos utilizados e o tipo de treinamento dado aos profissionais - salientou Ibiapina, que fez questão de destacar a necessidade constante de aperfeiçoamento:
- Nós ainda estamos adequando todas as forças de segurança e socorro ao público dentro desta nova realidade. É um trabalho que vai desde a mudança de comportamento e pensamento, até a ação propriamente dita. Esse é o caminho para o futuro da Segurança Pública e felizmente podemos dizer que Volta Redonda saiu na frente e está no rumo certo - disse o major, que trabalhou na Subsecretaria de Inteligência da Secretaria Estadual Segurança Pública.



Google Analytics Alternative