GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

PM de SP ironiza manifestantes e compara black blocs a presos rebelados

Do R7
Reprodução/Facebook
Para a Polícia Militar de São Paulo, não há diferença entre presos integrantes de facções criminosas e membros do black bloc – mascarados que promovem depredações em protestos. Ao menos é o que mostra uma imagem publicada no Facebook da corporação na última sexta-feira (9), dia em que mais de 5.000 pessoas foram às ruas da capital em um protesto do MPL (Movimento Passe Livre) contra o aumento das tarifas do transporte público. O ato acabou em depredações e com 51 detidos.
Em duas fotos aparecem presos rebelados com o rosto coberto em cima do muro de um presídio e black blocs. A frase: “Qual a diferença? Vandalismo é crime!” completa a montagem. Nos comentários, internautas alimentam o debate. “Por que não mata?”, questiona um homem. “Borracha neles”, sugere outro.
Outros posts da corporação foram recheados de sarcasmo. As imagens de pessoas pichando um tapume de uma obra e de lixo pegando fogo na rua a PM descreveu como “manifestação pacífica”. Um vídeo que mostra pessoas jogando pedra em uma agência bancária foi descrito como “mais um pouco da atuação dos ‘JOVENS’”.
O ato envolveu mais de 800 policiais militares, a Cavalaria, Tropa de Choque e o helicóptero Águia. A PM usou bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar o grupo, na rua da Consolação e, posteriormente, em toda a região da avenida Paulista. A corporação diz que foi obrigada a agir depois que mascarados começaram a jogar pedras nos policiais. O tumulto começou após detenções.
Esse foi o primeiro ato organizado pelo MPL após o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. Na próxima sexta-feira (16), foi convocada outra manifestação, que vai começar na praça do Ciclista, na avenida Paulista.
Google Analytics Alternative