GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 10 de janeiro de 2015

Ativistas e Guarda Municipal têm novo conflito nas obras do campo de golfe

Guardas municipais e ativistas do Ocupa Golfe, grupo que há um mês protesta contra a construção do campo de golfe olímpico na Barra da Tijuca, se envolveram em novo tumulto na última terça-feira. Os manifestantes tentaram evitar que uma estrutura fosse retirada do canteiro central da Avenida das Américas, em frente às obras da instalação e do condomínio Riserva Golf. Um guarda teria disparado tiros de borracha para o alto, segundo manifestantes. Três pessoas foram detidas e levadas para a 16ª Delegacia de Polícia.

Um manifestante relatou que ao ser levado para a delegacia o ônibus da corporação freou bruscamente e ele se feriu, machucando o pulso. O relato sobre o ocorrido no perfil do grupo também diz que uma mulher foi arrastada por oficiais da corporação. Em um vídeo divulgado pelo Ocupa Golfe, um dos ativistas exibe um dente quebrado após ser imobilizado por um guarda, algemado e colocado dentro de uma viatura da GM, onde foi agredido por uma guarda.

Frame Guarda Municipal e Ocupa Golfe (Foto: Reprodução)Guarda municipais imobilizam manifestante no local das obras do campo de golfe do Rio 2016 (Foto: Reprodução)



Em nota, a Guarda Municipal nega que use bala de borracha nas ações. Afirma que a ação desta terça foi realizada para retirar uma grande estrutura que estava sendo montada no local. Sobre as agressões, diz que "não tolera casos de violência praticados por seus agentes e que as imagens foram encaminhadas para a Corregedoria para identificação dos agentes que tenham algum eventual excesso".

O Ocupa Golfe diz estar respaldado por uma petição do Ministério Público Federal que lhe dá o direito de se manifestar. As barracas que iniciaram a ocupação forma proibidas pela GM e guarda-sóis passaram a ser usados. No mês passado, a corporação entrou em conflito com ativistas e um deles foi detido, acusado de agredir um guarda e resistir à prisão. Em outra ocasião, quando o grupo foi afastado do local pela primeira vez, uma mulher de biquíni retomou os protestos.
Protesto acaba em confusão entre manifestantes e Guarda Municipal (Foto: Reprodução/Facebook)Protesto do dia 21 de dezembro que acabou em tumulto entre manifestantes e Guarda Municipal (Foto: Reprodução/Facebook)
O movimento pede o embargo das obras do campo de golfe das Olimpíadas de 2016, construído em uma área de proteção ambiental que estava parcialmente degradada. Uma área de 58 mil m² do Parque de Marapendi foi apropriada pela instalação. Além do aspecto ambiental, o grupo questiona aspectos econômicos, como a isenção da cobrança de IPTU no terreno que depois dos Jogos será um campo de golfe público. 
Confira a nota da GM: 
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) esclarece que sua atuação na região não envolve qualquer tipo de repressão à manifestação, trata-se de uma ação de rotina exclusivamente para garantir o ordenamento urbano e o cumprimento do Código de Posturas Municipais, que proíbe a fixação de acampamento e/ou a ocupação irregular do espaço urbano, incluindo objetos que caracterizem a transgressão. A ação desta terça-feira foi realizada para retirar uma grande estrutura que estava sendo montada no local.
Sobre a denúncia de uso de violência, a Guarda Municipal informa que não tolera casos de violência praticados por seus agentes. As imagens foram encaminhadas para a Corregedoria, para identificação dos agentes que tenham algum eventual excesso. A GM-Rio orienta os guardas a sempre agir nas abordagens com respeito e buscando preservar a segurança dos cidadãos, mesmo diante de flagrantes de irregularidades.
Fonte: G1
Rio de janeiro
Google Analytics Alternative