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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Guarda Comunitária completa um mês com balanço positivo

De acordo com o balanço realizado 207 problemas foram solucionados durante o período




Divulgação
Guarda Comunitária: De acordo com o balanço realizado 207 problemas foram solucionados durante o período

Volta Redonda
Após o início das atividades em agosto deste ano, a UGC (Unidade de Guarda Comunitária) completou 30 dias de prestação de serviço às comunidades. De acordo com o balanço realizado pela Guarda Municipal, 207 problemas envolvendo a segurança pública, de pequeno porte, foram solucionados durante o período.
Composta por seis viaturas, um trailer e dez agentes, a UGC continua prestando o mesmo serviço exercido pela GM, porém com algumas alterações. O objetivo do projeto é viabilizar a solução de problemas que envolvem a segurança primária, e que podem tornar o ambiente propício à prática de infrações e crimes.
A cidade foi dividida em cinco áreas, sendo que uma viatura atende restritamente a demanda do Complexo Vila Brasília, que compreende sete comunidades. Os demais veículos realizam ronda, durante o dia, nos bairros restantes. Já o trailer permanece instalado na Praça Japão, na Vila Santa Cecília, em função do número de ocorrências registradas no local.
O comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, afirmou que o balanço dos primeiros 30 dias de trabalho é positivo.
- A GM está conseguindo executar o que chamamos de segurança primária. E, que é competência do município. Nesse período tentamos transformar os bairros em ambientes favoráveis para a população, através do combate às práticas que podem atrapalhar a rotina dos moradores. Durante os 30 dias, os agentes trabalharam coibindo os estacionamentos irregulares, as obstruções das calçadas, além de registrarem os lugares que necessitavam de substituição de lâmpadas e podas de árvores - disse.
Durante o primeiro mês, o comandante disse que aproximadamente 126 veículos que estavam em situação de abandono foram retirados pelos proprietários ou encaminhados ao depósito público.
- Podemos destacar a limpeza das vias públicas. Certos problemas acabavam atrapalhando a segurança dos pedestres e dos condutores dos veículos. Cerca de 700 pneus e 25 pontos de entulhos foram retirados e desfeitos. Apenas em uma rua no bairro Santa Rita do Zarur, 21 lâmpadas foram trocadas. Além disso, diversos buracos e bueiros foram submetidos a manutenção - contabilizou.
Para Luiz Henrique, a colaboração dos presidentes das associações de moradores está sendo fundamental para a solução dos problemas. Segundo ele, o objetivo é sempre buscar uma forma harmônica para registrar e resolver as reclamações da população.
- Tentamos solucionar da melhor forma, porém em alguns casos, os agentes precisam recorrer ao cumprimento da legislação. Tivemos que aplicar o Código de Trânsito Brasileiro para resolver algumas questões envolvendo veículos. Através do retorno dos presidentes das associações, podemos verificar que os moradores estão aceitando a implantação do projeto, e reagindo de forma colaborativa e positiva. Nossa intenção é desenvolver um trabalho que seja tanto do interesse da segurança, quanto das comunidades - completou.



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