GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arraial do cabo em ação


GUARDA MARÍTIMA DE ARRAIAL DO CABO COMPLETA UM ANO DE CRIAÇÃO COM TRABALHO
Neste domingo, 13, equipe apreendeu mais duas redes  de três malhas
ARRAIAL DO CABO (RJ) - Neste domingo,13, dia em que a Guarda Marítima Municipal completa um ano de criação, foram apreendidas duas redes de três malhas, sendo uma de 1.000 metros nos “Afonsos”, na Praia Grande, e outra de aproximadamente 1.500 metros, encontrada próximo ao Boqueirão, entre as Prainhas e a Ilha do Farol. A guarnição realizava patrulhamento de rotina quando apreendeu a primeira rede, já a segunda foi através de uma denuncia anônima. As redes foram levadas para o Depósito Público Municipal.
De acordo com o coordenador da Guarda Marítima, Cláudio Souza, a pesca da rede de três malhas é considerada ilegal em Arraial do Cabo porque prejudica a pesca artesanal.
- Ela é transparente e qualquer coisa que bate nela agarra, prejudicando a proliferação das espécies. Com isso, a rede de nylon atrapalha os pescadores do município, que agora estão mais tranqüilos – explica Claúdio.
Quem quiser denunciar basta ligar para (22)2622-2556 ou pelo rádio de apoio ao pescador, canal 10.

GUARDA MARÍTIMA DE ARRAIAL DO CABO REALIZA QUATRO APREENSÕES
Equipe tem apoio da ICMBIO e Guarda Municipal
ARRAIAL DO CABO (RJ) – Com apoio da ICMBIO e Guarda Municipal, a Guarda Marítima de Arraial do Cabo realizou quatro apreensões entre os dias 26 e 31 de maio. A equipe da Guarda Marítima fiscaliza não só a pesca com a rede de três malhas, a famosa “feiticeira”, mas todas as ilegalidades praticadas na área extrativista marinha do município. O objetivo é cumprir o plano de utilização da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (RESEX-MAR).
Na tarde do dia 26, a equipe da Guarda Marítima atuou nas proximidades de Pernambuca, quando constataram uma rede de três malhas, com aproximadamente 300 metros. Já na tarde do dia 30, a ação aconteceu no mar de Monte Alto quando uma rede de 800m foi constatada e apreendida.
Já na manhã desta última quinta-feira (31), a Guarda Marítima em fiscalização e monitoramento da RESEX-MAR apreendeu duas redes e uma embarcação. A primeira ação aconteceu nas proximidades do Novo Arraial, distrito de Figueira, onde foi apreendida uma rede de três malhas com aproximadamente 300 metros.
A outra apreensão aconteceu perto da Ilha dos Porcos, onde uma embarcação de Cabo Frio estava utilizando uma rede de três malhas de 1.500m. A embarcação estava dentro da reserva extrativista de Arraial do Cabo, praticando pesca considerada ilegal.
Todas as redes de três malhas foram levadas para o Depósito Público Municipal e a embarcação foi liberada pelo ICMBIO. O uso desta rede é considerado como crime ambiental, assim como a pesca feita por traineira dentro da RESEX-MAR.
Google Analytics Alternative