GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 24 de abril de 2010

GC mais equipada Novas armas e viaturas

A Guarda Civil de Piracicaba completará domingo (25) 107 anos, mas antecipa as comemorações com solenidade às 8 horas da manhã desta sexta-feira (23) na sede, à rua Benedito Bonzom Penteado, 645, no Bairro Verde. Como nos anos anteriores, o comandante da instituição, capitão Silas Romualdo, não deixa de anunciar novos investimentos para a GC.

Segundo ele, serão compradas três viaturas S-10 cabine dupla e 10 espingardas calibre 12 para os homens do Pelotão Rural. Também serão adquiridas mais 20 pistolas. A expectativa é que tudo esteja na instituição dentro de dois meses. As viaturas virão adesivadas.

O uso da calibre 12 pela Guarda Civil foi autorizado pelo Exército no ano passado, segundo o capitão Silas. "Quem trabalha na área rural pode deparar com qualquer tipo de situação. Estando no meio do mato, é preciso ter um armamento mais reforçado", declarou o comandante. O Pelotão Rural, segundo ele, tem 12 guardas.

De acordo com Reginaldo Bertolino Pinto, encarregado do patrulhamento nas estradas rurais, atualmente os guardas trabalham com veículos Gol. "Os Gols são excelentes e não deixam nada a desejar, mas, dependendo do local em que estamos, e como muitas estradas estão esburacadas, dificulta nosso acesso. Por outro lado, a S-10 tem muito mais condições de trafegar em terrenos acidentados", declara.

Os patrulheiros rurais, segundo Bertolino, percorrem cerca de 900 quilômetros por dia e a extensão total de estradas rurais cobertas pelo Pelotão é de 2.400 quilômetros. Segundo apurou a Gazeta, a Guarda também estuda a mudança do uniforme do Pelotão Rural. A ideia, segundo o capitão Silas, é mandar confeccionar fardamento camuflado, como fez com o Canil.

EFETIVO. A Guarda Civil tem 443 funcionários, entre homens e mulheres, distribuídos nas áreas do Pelotão Escolar, Ambiental, Canil, Zona Rural e Segurança Patrimonial. Possui ainda a Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico) e Farol de Segurança do Parque da Rua do Porto.

Os investimentos ocorrem todos os anos. Os mais recentes são de 2009, quando todos os integrantes ativos da instituição foram beneficiados pela licença de salvo conduto, através de decreto de Habeas Corpus, expedido pelo Fórum Local. O título vinha sendo requerido pela classe há mais de cinco anos.

No início deste ano chegaram novos veículos para ampliar a prestação de serviços. Inicialmente, foi a Van Sprinter que foi transformada em Base Móvel. Ela é adaptada com sinalizadores, rádio-operador, compartimentos e mesas auxiliares, instalação elétrica e cabo para conectar a internet. Conta ainda com oito assentos para transporte do efetivo.

A GC também adquiriu quatro novos VW Gol 1.6 para o Pelotão Escolar, e um VW Voyage que atende às necessidade do comando nos trabalhos externos. Também foram comprados coletes, armas e equipamentos de segurança.

HISTÓRICO. A Guarda Civil de Piracicaba atua desde 25 de abril de 1903 e já assumiu nomes como Corpo de Vigilantes Noturno (1954), Guarda Noturno Municipal de Piracicaba (1956), Guarda Municipal (1969) e finalmente Guarda Civil do Município de Piracicaba (1990).

EXPOSIÇÃO. Na programação de hoje, além do ato oficial com o hasteameto das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro, haverá abertura da exposição "Fotos da Velha Guarda", que após será transferida para o espaço cultural do Terminal Rodoviário Intermunicipal (TRI), na Avenida Armando de Sales Oliveira.
Fonte: gazeta de piracicaba
Google Analytics Alternative