GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 17 de abril de 2010

Curitiba terá mais vinte câmeras de segurança

A Prefeitura de Curitiba instalará mais 20 câmeras de segurança até o fim de 2010. Os equipamentos estão ajudando a reduzir e a prevenir a criminalidade na região central cidade, em parques e terminais de ônibus. São 88 câmeras em funcionamento na cidade. Desde março de 2008, quando foi revitalizado o Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba, na praça Osório, as câmeras registraram 1.298 ocorrências. Em dois anos, foram 298 flagrantes. O monitoramento é feito pela Guarda Municipal e a Polícia Militar.“Junto com as câmeras, a Prefeitura adotou outras medidas para melhorar a segurança em Curitiba, principalmente na região central da cidade, com reforço da iluminação de ruas e praças, novas unidades de atendimento da Guarda e Núcleos de Proteção ao Cidadão”, diz o prefeito Luciano Ducci. Nos próximos dias, será instalada uma câmera de segurança no cruzamento da rua Presidente Faria com a 13 de Maio.O monitoramento eletrônico permite à Guarda Municipal traçar um diagnóstico das áreas onde acontecem mais casos de criminalidade. Com base nos relatórios produzidos a partir do banco de dados da Guarda, estão sendo planejadas ações preventivas para coibir crimes nas regiões onde há mais registros de delitos, em conjunto com a Polícia Militar.
“Com ajuda da visualização das câmeras detectamos novos pontos de criminalidade. Agora vamos reforçar e adequar escalas de serviço dos guardas e colocar nas ruas também parte do pessoal administrativo”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. A medida deve ser implantada a partir de maio.As atuais câmeras ficam nas ruas centrais da capital, no Setor Histórico, nas Ruas da Cidadania, em pontos de ônibus ao redor do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Prado Velho, no Terminal Guadalupe e no Parque Barigui.Cimec — Em março deste ano completou dois anos da reforma do Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico (Cimec), na praça Osório. No local são monitoradas imagens de 45 câmeras instaladas na área central, em conjunto com a Polícia Militar, Diretran e Secretaria Municipal do Urbanismo. Depois da instalação das câmeras houve uma redução no número de crimes registrados nas áreas monitoradas pelos equipamentos de segurança, em ruas do Centro, como a 15 de Novembro e Marechal Deodoro, e no Setor Histórico.
A inibição dos crimes nas áreas monitoradas fica bem clara comparando-se os números de flagrantes registrados com ajuda das câmeras nos primeiros três meses de 2010. As estatísticas apontam que houve queda de 38,6% no número de flagrantes e quantidade de ocorrências caiu 36%, em relação ao mesmo período de 2009.De acordo com balanço da Guarda Municipal, de janeiro a março de 2010 aconteceram 27 flagrantes (a maioria por pichação e uso de substâncias ilícitas), contra 44 no mesmo período de 2009. E as ocorrências em geral caíram de 159 para 102, comparando-se os dois períodos analisados.
Fonte:bemparana.com.br
Google Analytics Alternative