GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Concurso público exige apenas saber ler e escrever


Segundo o sindicato dos eletricistas é necessário capacitação
Sindicato dos Guardas Municipais alertam para capacitação (Foto: Arquivo Infonet)
Saber ler e escrever é o grau de escolaridade exigido para ocupar seis cargos, entre eles o de eletricista e guarda municipal no concurso Público da Prefeitura Municipal de Itabaianinha. O concurso será realizado no domingo, 13, e não exige nenhuma capacitação para exercer as funções.
No edital, a única exigência de conhecimentos está disponibilizado apenas no conteúdo das provas para os cargos de agente de portaria, auxiliar de serviços gerais, eletricista, guarda municipal, marceneiro e pedreiro. Entre os cargos, duas vagas são para eletricista e cinco para guarda municipal.

A equipe do Portal Infonet ouviu os sindicatos das categorias que afirmaram ser necessária uma capacitação para exercer as funções, alegando perigos não somente ao profissional, como também a população.
Sérgio Alves explica os principais riscos da falta de capacitação
Eletricitários
O Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia) alerta que a falta de capacitação pode oferecer perigo para o profissional e para a população. “O trabalho com energia elétrica possui alto índice de acidentes de trabalhos e requer capacitação para exercer o cargo. Além do salário, o eletricista recebe um percentual de 30% e uma aposentadoria especial por causa dos riscos”, explica o presidente Sérgio Alves que ressalta a importância do treinamento.
“A falta de preparo com o manuseio da rede elétrica pode causar sérios riscos ao profissional e a coletividade. Entre eles, choques elétrico e curto circuito, por isso é necessário um treinamento após a contratação”, acrescentou.
O edital do  concurso não informa qualquer tipo de preparação a ser realizada após a contratação. Apenas orienta que os candidatos convocados deverão tomar posse no prazo de 30 dias após a publicação do ato de provimento, tendo o prazo máximo de cinco dias para entrar em exercício de função.
Em relação à prova de títulos, o edital destaca que será de caráter classificatório e não eliminatório. Exigindo a comprovação de experiência do cargo, através do empregador. “A experiência na área é muito importante, mas não basta. O profissional precisa está capacitado para evitar o aumento das estatísticas de acidente de trabalho”, afirmou Sérgio Alves.
Guarda Municipal
De acordo com o Sindicato dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sergipe (Sigas), em todo Brasil o ensino médio é a exigência mínima para participar de concurso público. “A orientação do Ministério da Justiça é um curso preparatório de três meses para exercer o cargo. O guarda municipal protegerá não só o patrimônio como as pessoas que trabalham naquele local. Por isso, é necessário uma formação básica”, afirmou o presidente do Sigas, Ney Lúcio.
Ainda segundo o presidente, em nenhum momento a Prefeitura Municipal de Itabaianinha consultou o sindicato sobre as atribuições do profissional, nem quanto o grau de capacitação.
Comarca de Itabaianinha
A Promotoria de Justiça da Comarca de Itabainhinha informou ao Portal Infonet que será realizada uma audiência nesta sexta-feira, 4, para discussão do edital da Prefeitura Municipal de Itabaininha. A Promotoria de Justiça recebeu uma denúncia anônima sobre seis cargos em que o requisito de escolaridade é saber ler e escrever.

Fonte: Portal Infonet 
Google Analytics Alternative